Pare de se dar tamancadas! Uma reflexão sobre Autossabotagem

* Por Adriana Cubas

Pesquisando sobre o significado da palavra sabotagem, encontrei uma definição no mínimo curiosa. Vocês sabiam que a palavra sabotagem vem do francês “sabot” que significa tamanco?

Achei curioso porque se pararmos para pensar, quando nos sabotamos estamos de uma certa forma nos dando “tamancadas”. Por mais que na maioria das vezes não temos a menor consciência e intenção de nos sabotarmos, isso acaba nos machucando mais do que imaginamos.

culpas

E como isso acontece? Se é algo que nos machuca, por que fazemos isso conosco? Vou dar alguns exemplos de como podemos nos sabotar em situações bem corriqueiras e aparentemente inofensivas.

– Um estudante que vai prestar o vestibular para entrar em sua faculdade dos sonhos, passa meses estudando e no dia da prova esquece tudo, dá aquele “branco” e não consegue a nota necessária para passar.

– Uma mulher que quer muito um relacionamento amoroso mas acredita que nenhum homem é bom o suficiente para ela, mas acaba sempre se envolvendo com homens que não querem um relacionamento sério ou que não a tratam bem.

– Um profissional competindo por um cargo muito disputado, chega até a fase final do processo seletivo e na última entrevista com o diretor da empresa, acaba soltando uma piada ou comentário desagradável, que o desclassifica para a vaga.

– Uma pessoa quer muito emagrecer, seu sonho é ter um corpo saudável e atlético. Nas primeiras semanas segue a dieta e os exercícios com muita motivação e disciplina, mas depois de um tempo acaba relaxando, afinal depois de tanto esforço você “merece” comer tudo o que tem vontade.

A auto sabotagem se manifesta de forma discreta, de mansinho, como quem não quer nada, aparece cheia de boas intenções pois ela tem o intuito de proteger nossa identidade, por vezes age como um instinto de preservação, de sobrevivência.

Afinal, quando estamos prestes a sair da zona de conforto estamos nos dirigindo a uma vida nova, ao êxito, ao sucesso e isso nos causa medo, inseguranças, não queremos perder nossa identidade, nos ver diferentes. E é exatamente nesse ponto que a suposta proteção, na verdade é um tiro que damos em nosso pé. A auto sabotagem é a ação de repetir atitudes que são destrutivas, de forma a tornar automático coisas que nos fazem mal. Só que não percebemos essa tendência de repetição e nosso primeiro julgamento é nos considerar uma pessoa azarada, vítimas de pessoas invejosas que sabotam nossa felicidade. A dura realidade é que somos os causadores de tudo isso.

Mas como podemos identificar quando estamos prestes as nos sabotar? O mais importante é tomar consciência, observe em que situações você se vê repetindo comportamentos sabotadores. Quais são os seus “gatilhos sabotadores”? Você costuma repetir essas frases quando alguma coisa não dá certo em sua vida?

“Não se pode ter tudo na vida”.

”Nenhum homem presta”.

”Melhor não trocar o certo pelo duvidoso”.

Depois de identificar quais os “gatilhos sabotadores”, entenda do que você quer se proteger.

Por exemplo, quando você diz “nenhum homem presta” o que está por trás dessa crença?

Talvez você na verdade queira se proteger de decepções amorosas, não quer sofrer em um relacionamento e por isso é “melhor” acreditar que nenhum homem presta, pois assim o sofrimento será menor.

Faça essa reflexão em outras frases que você costuma dizer e acreditar, escreva todos os motivos que lhe vierem a mente e a partir daí, de um novo significado. O que antes era “nenhum homem presta” mude o significado para “existem homens que querem um relacionamento sério assim como eu” ou ao invés de acreditar que “não se pode ter tudo na vida” mude para “eu sou merecedor de felicidade e sucesso em minha vida”.

Esse foi só um exemplo de como você pode ressignificar determinadas afirmações que geram comportamentos destrutivos.

Ampliar nosso olhar sobre nós mesmos é o primeiro passo para mudarmos nossa vida.

Permita-se ser feliz!

________
adriana*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]