Finja até que você se torne (Conheça a si mesma) – parte 2

* Por Juliana Cordeiro

“Aqueles que consomem grande parte da sua energia reagindo às mudanças vão fazer apenas isso: consumir grande parte de sua energia reagindo às mudanças”.

Essa frase dos pesquisadores Jim Collins e Morten T. Hansen no livro “Vencedoras por opção” refere-se à empresas, mas é facilmente aplicável à pessoas.

Conhecer os seus valores, entender suas melhores qualidades e maiores fragilidades é uma ferramenta poderosa no caminho para tornar-se o que você quer ser. Quando estamos seguros do que é realmente importante para nós, somos menos atingidos por turbulências ou incertezas. Fazendo uma analogia ao guarda-roupa, ficamos menos suscetíveis às diversas mudanças de coleções, às tendências que aparecem nas passarelas a cada 3 meses, ao marketing massificado dos meios de comunicação e redes sociais. Sabendo quem somos, a trilha é mais segura e menos invadida pela ambiente externo.

autoconhecimento

O primeiro texto desta série [veja aqui], mostrou que é possível agir com a determinação, confiança e sabedoria de quem já atingiu os objetivos ainda que você ainda não se sinta apta.

O auto conhecimento é que vai orientar a sua caminhada em direção a pessoa que você será e este processo incluir uma investigação interna para desvendar quem você já é.

Alguns passos

Identifique quem você é:

  • Internamente

1. Quais são as suas qualidades, suas melhores características, o que você tem de melhor para oferecer.

2. Onde você está na vida

  • Externamente

Faça um inventário do seu guarda-roupa: o que você tem e porque você tem

1. Quais peças realmente te representam: você vai saber no momento que vestir e se olhar no espelho com prazer, satisfação, sensação de pertencimento. São aquelas roupas que fazem você se sentir linda, poderosa, confiante. O seu look ideal.

2. Das peças que te representam, quais delas se encaixam melhor no seu tipo físico: são aquelas que trazem equilíbrio ao seu corpo valorizando o que você tem de melhor e disfarçando o que te incomoda. Não deixam a parte de cima parecer muito maior que a parte de baixo, por exemplo.

3. Quais peças se encaixam ao SEU estilo de vida: não ao estilo de vida que você gostaria de ter, mas ao que tem agora. Entender o seu momento atual irá ajudar você a traçar com mais precisão a rota para chegar onde deseja e a estimar o tempo e investimento necessários.

Sabe porque este inventário é tão importante? O que a gente veste está intimamente ligado à nossa linguagem corporal que é uma forma de expressão não verbal tão impactante quanto o que expressamos por meio de palavras e a vestimenta pode ser um facilitador na comunicação. E se você pode fazer o caminho para um entendimento mais fácil para que complicar?

Parte 3 [clique aqui]

Parte 1 [clique aqui]

________________

IMG_6033*Juliana Cordeiro – Garota urbana, nascida e criada em São Paulo, viajante nata (se é que isto é possível), sonhadora incansável, Consultora de Moda desde pequena, professora, marqueteira, apreciadora do belo em todas as suas formas. Come pizza toda semana, é louca por brigadeiro. Escreve no www.semespartilhos.com.br No Facebook [clique aqui para curtir]