Quando um problema não é o problema

* Por Frederico Mattos

No meu trabalho clinico recebo pessoas trazendo problemas pessoais, profissionais, familiares e amorosos. Sempre ouço com atenção a descrição dos problemas para tentar perceber até que ponto aquele problema é realmente um impasse real ou uma cortina de fumaça para uma questão mais séria e profunda.

Uma jovem vem me procurar por causa de problemas amorosos e sua dificuldade em permanecer em relacionamentos duradouros. Numa conversa mais detalhada percebe-de um quadro de personalidade mais comprometido, variações de humor, vazio crônico e explosões de raiva.

Um rapaz vem falar de questões profissionais e percebe-se uma situação de descontrole financeiro, ansiedade generalizada e uso abusivo de álcool.

Uma mãe vem buscar ajuda para entender a filha adolescente rebelde e descobre-se um casamento abusivo e violento que indiretamente recai sobre o comportamento da filha.

Um homem vem buscar ajuda para disfunção erétil e com mais conversa e intimidade terapêutica uma personalidade obsessivo-compulsivo vem à tona num casamento desfigurado pelo descompasso de ambos.

Aquilo que percebemos como problema podem ser a ponta do iceberg, pois quando reduzimos as variáveis a pequenas características que se repetem em áreas diferentes da vida chegamos numa visão mais global e profunda. O mesmo sintoma central que parece só afetar o trabalho também recai sobre o relacionamento amoroso ou familiar e vice-versa.

Não aceite a primeira hipótese, que costuma ser as circunstâncias externas, como a verdadeira causa do seu mal-estar.

____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui] e Mães que amam (demais livros e cursos [aqui]). Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como “salvar” seu relacionamento” e “Psicologia para não Psicólogos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094