7 dicas para saber até que ponto você deve investir no relacionamento amoroso

* Por Frederico Mattos

Muitas pessoas me perguntam qual seria o momento para admitir que o relacionamento acabou e chegou a hora de jogar a toalha. Cada relacionamento tem sua particularidade, mas eu poderia elencar 7 características que merecem ser avaliadas na hora de considerar desistir de um relacionamento.

danbo__s_first_heart_break_by_bry5-d3a58x0 - Copy

1. Possibilidade de aprender algo
O relacionamento amoroso é uma troca de vida, conhecimentos, bons hábitos e traços de personalidade. Se você se sente ainda energizada por esse fluxo de criativo e pedagógico, então existe espaço de aprendizado pessoal. E me refiro ao aprendizado real e não ao suposto aprendizado que o sofrimento traria.

2. Abertura emocional
Se existe uma brecha para abertura emocional para conversas mais difíceis sem ataque ou repetição exagerada então o relacionamento ainda tem espaço para crescer.

3. Experiências ricas
Um jantar, uma viagem, um passeio, uma conversa, uma descoberta cultural, intelectual e emocional são próprias de um relacionamento saudável. Se o que existe é apenas a sombra do passado então poderia reconsiderar suas prioridades.

4. Sensação de autenticidade
Não há nada mais afrodisíaco do que se sentir espontâneo no relacionamento sem receber flechadas de críticas e mau humor. Se sua relação é mais parecida com uma tentativa de ocultação de cadáver poderia repensar seus rumos.

5. Possibilidade de se posicionar
Se não há mais negociação ou espaço para mudança a sensação é de que o relacionamento asfixia suas escolhas e, portanto, sua liberdade. Onde não há liberdade há medo e onde há medo não há entrega, admiração e amor.

6. Sentir alegria
Se você age como viúva(o) de marido vivo então o nível de entusiasmo e bem querência se engoliram a alegria de viver ao lado daquela pessoa. Esse é o momento que você não consegue parar de pensar em outras coisas menos no seu parceiro amoroso.

7. Conversas íntimas
O que confere a sensação de ninho amoroso é exatamente o senso de intimidade que se estabelece naquela conversa de pé de ouvido gostosa. É ali que você manifesta os seus podres e suas lindezas com a maior entrega possível. Se esse tipo de conversa nunca existiu então seu relacionamento já nasceu comprometido a ser superficial e sem comprometimento profundo. Merece ser repensado.

É bem verdade que você pode ter a sensação de que já tentou tudo, mas nós não conhecemos nossos potenciais e não temos um método claro para tentar ser uma pessoa melhor. Mesmo nesses relacionamentos que parecem encerrados é possível fazer um movimento definitivo.

Como Salvar Seu Relacionamento 640x200 (1)

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts