9 coisas que o Tinder fez de mal para você

* Por Frederico Mattos

O Tinder apesar de ser uma ferramenta, que bem utilizada, auxilia muitas pessoas a encontrarem seus amores e prazeres, pode causar mal para você

  1. Simplifica sua capacidade de escolha

Uma das aparentes vantagens do Tinder é poder olhar para as pessoas pelas quais se interessa e colocar para esquerda ou direita e selecionar o que cai bem aos seus olhos. O problema disso é que na vida real, por mais que faça uma impressão inicial (e visual da pessoa) você conta com os outros sentidos e com a própria interação. O resultado de médio e longo prazo que é que você esteriotipa sua percepção a avaliar as situações com pressa, superficialidade e sem levar em consideração fatores humanos e não apenas estéticos.

  1. Restringe suas escolhas aos seu gosto

Pode parecer estranho, mas o seu gosto pode ser apenas um filtro viciado que você usa para se sentir confortável e não sair do lugar comum. Ao você fazer escolhas amorosas que sempre reforcem o seu gosto pode criar um problema de cair sempre no mesmo buraco do passado. Nem tudo o que você gosta é necessariamente o que te faz bem, portanto abrir a possibilidade para outro leque de opções ajuda você a ser mais criativo e surpreender a si mesmo.

  1. Eclipsa sua capacidade de se aprofundar

Seja para transar ou se relacionar com alguém você não pode contar apenas com o fator aparência. Mesmo os homens que são taxados de escolherem pelo visual precisam de um mínimo de sensação de agradabilidade para se excitar. A verdade é que o mecanismo que o Tinder cria não facilita essa interação mais pessoal. Nada é íntimo e tudo parece criar um utilitarismo maluco na hora de decidir entre conheço/não conheço uma pessoa.

  1. Acelera o seu desejo

O Tinder cria uma ejaculação emocional precoce nas pessoas, pois estimula uma urgência em que as pessoas não respeitam o tempo social e o tesão de maneira positiva. Se a pessoa em questão não responde imediatamente você pode se sentir impelido a procurar o próximo alvo como se fosse algo impessoal e frio. Com o passar do tempo você vai ter uma sensação de aceleração interna e isso vai implicar numa falta de paciência na vida, como se tudo fosse um jogo que se divide entre incrivel e tedioso.

  1. Cria tantas opções que confunde

O que é mais fácil, escolher entre 3 ou 20 tipos de iogurtes? A ciência prova que entre 3 as chances de você fazer uma boa escolha é melhor. Ao  colocar muitas variáveis na balança as pessoas escolhem pouco e escolhem mau, ficam em cima do muro e não sabem como articular seu desejo.

  1. Deixa seu desejo predatório e insaciável

Quando você se abre para muitas escolhas outro efeito negativo é de ficar insaciável e com a sensação de mesmo escolhendo algo que desejava seria capaz de ter outra coisa muuuito melhor, se pudesse esperar um pouco. Então a pessoa come o almoço pensando no jantar, e no jantar pensando no café-da-manhã. O resultado é uma mente insaciável e que vai fantasiar que nada é o suficiente na vida.

  1. Alimenta uma vaidade improdutiva

Quantos matchs você já deu só para ter a vaidade de ver se a pessoa responde positivamente? A troco de quê? Provavelmente de carência e vaidade, mas lembre de uma coisa, aquela foto ali é uma pessoa, uma vida, uma história, é a prima e amiga querida de alguém, não é um troféu para seu narcisismo. Leve isso em consideração.

  1. Abre canais de comunicação que você não consegue administrar com qualidade

Se alguém conseguir ser um polvo psicológico capaz de conversar com profundidade e conexão efetiva com 20 pessoas simultaneamente dê um prêmio a ela, pois isso é impossível. No meio dessas interações diversificadas o sujeito não lembra direito a história, os detalhes, as singularidades que tornam alguém especial. E o pior, nem a própria pessoa sabe que história contou para alguém e até os mentirosos não sabem qual foi falsidade que criou. Então, para os honestos e os desonestos, abrir muitos canais nunca será uma boa. Restrinja para ganhar qualidade. Melhor um pássaro na mão do que cinquenta matchs voando.

  1. Cria ressentimentos

Quantas pessoas que você já ouviu dizerem que no Tinder só tem mulher vadia e homem galinha? Além disso ser de um preconceito sem fim (porque uma pessoa que transa no primeiro ou décimo encontro é livre e adulta) ela cria um ressentimento por causa do meio que está inserido. Curiosamente, aquela mesma pessoa que agiu de um jeito maluco e acelerado no Tinder pode agir de uma maneira mais humana e normal fora daquele contexto.

O ponto não é abolir o Tinder, mas saber manejar o aplicativo com sabedoria e não se deixar levar pela correnteza como se ali fosse um cardápio humano dividido em prestaa/não presta. A sabedoria na hora de fazer qualquer escolha será levada para sua vida e se você não perceber como escolhe no Tinder poderá prejudicar sua capacidade de escolher muitas coisas na vida.

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts