Não siga o seu coração!

* Por Frederico Mattos

“Siga o seu coração!”,

não existe conselho mais nobre (em intenções) e pobre em resultado que esse. Explico.

Uma pessoa que tem uma das 3 características seguintes pode se dar mal com esse conselho:

1. Tem uma personalidade autodestrutiva ou carente

Pessoas amarguradas, exigentes, negativas, confusas, instáveis, ansiosas são candidatas a fazerem escolhas amorosas ruins. Elas nivelam a vida pelo pior aspecto, seu coração mira no pé, segui-lo é um convite para o sofrimento.

2. Histórico familiar problemático

Uma pessoa que teve referências familiares confusas, estranhas, problemáticas, tiveram uma escola amorosa ruim. Sua maneira de amar está contaminada, logo, seguir o coração é eleger parceiros que reproduzam modelos paternais ruins.

3. Relacionamentos amorosos problemáticos
Para quem se habituou a achar que briga, mentira, intriga, barraco ou competitividade faz parte de uma relação amorosa perdeu sua bússola de boa autoestima. Seu coração está muito desorientado para ser seguido.

Pense no tipo de condicionamento emocional que essa pessoa tem para fazer escolhas ruins. Se ela seguir o coração fará uma sequência de besteiras como sempre fez.

Inevitavelmente vai escolher um parceiro dominador, problemático, destrutivo ou infantil.

O resultado será de dois tipos:
1. A pessoa vai ficar ainda mais carente e achando que o próximo vai tirar o azar (não vai tirar)
2. Vai se fechar, achar que nenhuma pessoa presta e se tornar cética (e fazer novas escolhas ruins)

Qual o melhor conselho que se pode dar antes de “siga o seu coração”?

1. Conheça a si mesma
2. Aprenda a fazer boas escolhas e cure suas dores emocionais por meios realmente eficazes (livros, conversas saudáveis, profissionais da saúde mental, buscas espirituais)
3. Conheça um pouco mais do comportamento saudável ou problemático dos homens que quer encontrar
4. Vá com calma, entendendo o relacionamento como um processo lento, e não como uma escolha desesperado por atenção e carinho.
5. Conheça a pessoa em questão por pelo menos 3 meses antes de tomar decisões mais sérias e isso inclui sua maneira de cuidar da saúde, das finanças, de sexo, da família (acredite em mim, isso é fundamental).

Agora você pode ajudar uma pessoa nas questões do coração.

Compartilhe esse texto para que as pessoas não caiam na cilada de seguir reforçados os dramas emocionais de suas famílias de origem.
__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts