“Eu sou meu próprio terapeuta”

Já ouvi isso de muitas pessoas que se recusam a fazer terapia. Acho engraçado essa frase porque ela contém uma profunda verdade, mas nem todos estão de ouvidos abertos para esse terapeuta interior.

Você acha que está vendo a si mesmo...

Existe uma coisa impossível de ser feita: trocar pneu com o carro andando ou querer analisar um vendaval no meio dele. Nessas situações você tem que fazer uma única coisa mais sensata: apertar o botão de emergência e recorrer à ajuda especializada.

Fiquei me perguntando porque as pessoas tem medo de terapia?

Tenho medo do que vou descobrir.

O custo de você ficar guardando um mal-estar sem resolver é tão pequeno que você prefere carregar isso sozinho pela vida inteira? Até que ponto isso não tem bloqueado os seus melhores dias e feito você se felicitar com pouca coisa?

Talvez os problemas que você venha agregando em volta daquilo que teme descobrir de si mesmo sejam mais danosos do que o problema em si.

A probabilidade de que no fundo sinta medo de mudar tem mais a ver com o orgulho de admitir que a sua fórmula esgotou e realmente precisará tomar atitudes impactantes na vida. Seu medo tem mais ligação com uma prepotência escondida do que com medo em si.

A resposta está dentro de mim porque vou ouvir outra pessoa?

Nem tudo que está dentro de você está acessível e disponível. Quantos condicionamentos e manias vocês não possui que só consegue descobrir olhando no espelho atentamente ou quando alguém te avisa. Nas tramas dos pensamentos e sentimentos ocorre o mesmo, pois existem mil artifícios que fomos criando para nos adaptar ao mundo que consideramos extremamente normais e adequados. Diante de uma análise de alguém especializado notaremos as contradições desses jogos que estávamos perdidos. Sim, a resposta está dentro de você, mas é possível que ainda não saiba fazer sozinho as perguntas certas para chegar até ela.

Tenho medo que o terapeuta vai me convencer a me separar

Bons terapeutas não vão convencer você de nada. Provocar reflexões a cerca da qualidade do seu relacionamento sim, mas perssuadir ou convencer não. Provavelmente esse medo de ser induzido à separação ainda revela o apego que tem à imagens ideias sobre o relacionamento e uma certa crendice que diz que é melhor não mexer no que está quieto. A menos que você saiba que seu casamento está nas últimas e só estava esperando o apoio para tomar essa decisão. Se for esse o caso, ainda assim o psicólogo vai ajudá-lo a fazer tudo da maneira mais consciente e menos prejudicial possível.

Eu não preciso

Terapia tem múltiplas funções que vão de solucionar problemas à aperfeiçoar e refinar características e traços de personalidade. As pessoas que dizem que não precisam tendem a ser as que mais guardam sentimentos e tentam enfrentar tudo corajosamente à um ponto de exaustão insuportável. Costumam não notar o quão infelizes se encontram e se acham exceção à regra. É frequente achar que resolvem tudo sozinhas e no fundo tem medo de depender de outra pessoa e ver seu orgulho ferido.

Tenho medo de descobrir que sou louco

Louco ou não, é melhor que você descubra o quanto antes. Quanto mais empurrar um problema com a barriga, mais irá tropeçar nos próprios sintomas. Um medo inicial pode se transformar numa dificuldade crescente de socialização à ponto de prejudicar o trabalho e o relacionamento amoroso. Se descobrir que possui algum transtorno mais grave terá todo o apoio e acolhimento para enfrentar ponto a ponto de uma jornada de superação.

Não quero ficar dependente

Dependência pode ser um nome para “precisar de alguém para resolver o que eu poderia resolver sozinho”. Certa vez um cara me falou: “se eu tivesse problemas graves a última coisa que eu ia fazer é procurar minha própria ajuda, afinal fui eu que causei o problema, me tranquei no quarto e perdi a chave, como posso achar que eu tenho a chave de saída?”

Uma boa terapia é aquela que ajuda você a ter cada vez mais recursos para agir sozinho. Como um instrutor que treina o aluno para fazer a parte dele. Lembre-se que a boa reputação do terapeuta também acontece pelos casos bem sucedidos, e isso inclui combinar a alta e incentivar a independência da própria terapia.

É dinheiro mal gasto

Depende, pois um problema persistente pode impactar vários aspectos, inclusive seu bolso. A capacidade produtiva de uma pessoa pode aumentar e muito com o andamento da terapia.

Dinheiro não é uma desculpa, pois existem muitos centros de atendimento gratuito de muita qualidade.

Prefiro viajar

Viajar é uma ótima terapia quando não se carrega a ilusão de que a mudança de lugar vai diluir um problema persistente. Pode ajudar a arejar as emoções mais aflitivas de momento, mas os padrões de comportamento que levaram você a criar confusão continuam ali mesmo que com outra roupagem. Claro que certas viagens podem ser tão impactantes que nos despertam visões de mundo totalmente diversas, mas objetivamente poucas pessoas realmente estão abertas à mudanças. No final das contas, viagem e terapia não são oponentes, faça as duas coisas.

Eu sou meu próprio terapeuta

Sim, com certeza é, o único e melhor terapeuta é você. Mas como todo bom piloto que passa por momentos difíceis da viagem ele precisa de um co-piloto de qualidade para pensar junto com ele. Pois vendo de fora o cenário pode ser bem mais nítido e o terapeuta irá te ajudar a assumir essa perspectiva de tempos em tempos para clarear sua lucidez.

Falei tudo isso para elucidar as principais resistências quanto à terapia. Experimentar o começo de um tratamento não fará mal. Não se afobe com resultados, pois nada é garantido em se tratando de uma ciência tão humana quanto à psicologia. Mas a terapia é um bom começo de mudanças que com certeza serão alavancadas por você mesmo!

_____________________

Leia também

TOP 5 sobre AMOR

TOP 10 sobre DESAMOR

TOP 8 sobre HOMEM

TOP 8 sobre MULHER

TOP 10 sobre a VIDA

TOP 8 sobre RELACIONAMENTOS

TOP 5 sobre FAMÍLIA

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts