Amor ou delírio?

Já falei muitas vezes que confundimos sentimentos com realidade [leia mais] ou fantasias com sentimentos e que minha perspectiva de amor não é de um sentimento [leia mais], mas uma postura e uma ação [leia mais].

 

Existe alguém do outro lado ou é só sua imagem projetada em sua mente sobre esse alguém?

Agora complemento minha visão de amor enquanto relação entre duas pessoas que se sintonizam numa mesma jornada.

Muitas pessoas sofrem em suas vidas amorosas e até pessoais porque acreditam que guardam um sentimento nobre dentro de si que os outros não reconhecem. Gostariam que as pessoas reconhecessem a sua essência, no entanto, se esquecem que nenhuma essência existe se não for materializada. Um bom pensamento só se completa na concretização dele por formas diretas ou indiretas. Pensar algo bom de alguém sem expressar é só parte de uma realidade do próprio pensador, nada mais. Se você gosta do seu planeta e torce para que ele sobreviva não basta o pensamento, mas uma ação engajada na vida pessoal para que ele seja realmente habitável.

Se quero o bem de uma pessoa preciso criar uma ação concreta para beneficiar e trazer felicidade a vida dela. Sem isso será apenas um desejo bonitinho que garante que o desejador se sinta uma boa pessoa por sentir bons desejos.

Monges enclausurados não mudam o mundo.

O amor, dentro dessa perspectiva é uma conexão palpável de duas pessoas. Como se fosse um ciclo que se completa. O amor solitário, platônico ou bem intencionado é como uma chave sem a fechadura correta, não abre portas ou cria realidades. É estéril para a pessoa amada, produtiva apenas para a pessoa que ama, ou seja, um passatempo emocional divertido e cheio de projeção grandiosas e entusiasmadas, mas improdutivo. Muitas coisas que as pessoas chamam de amor é muito mais uma obsessão ruminante em suas mentes, como alguém viciado em imaginação do que algo que realmente movimenta a vida.

Por isso insisto na ideia de delírio de algo que se fecha só em si, sem comunicação com o mundo real.

Esse delírio acontece em relacionamentos que existem concretamente onde uma só pessoa rema pelos dois e a infelicidade é notória, ninguém cresce de fato, apenas simula amor para não assumir sua parte no naufrágio.

Quantas pessoas você conhece que dizem amar pelas duas pessoas como se isso fosse nobre ou valioso. Na forma como vejo o amor maduro a reciprocidade é necessária não enquanto uma carência juvenil, mas enquanto um circuito elétrico que se fecha para que a eletricidade corra e crie ação e felicidade.

___________

Agora você tem muito trabalho pela frente, então leia esses aqui também

Carta aberta aos sequelados do amor

Como destruir silenciosamente o seu relacionamento amoroso

Amor profundo

Como uma mulher pode desaparecer

Dificuldade em dar e receber carinho

O amor deixa as pessoas mais bonitas

O que você quer dizer com EU TE AMO

Você tem medo de amar?

Todo amor é platônico

Amor maduro

Avareza emocional

Mal de mulher bonita

Carta aberta aos homens solteiros

Carta aberta aos namorados

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts