Sempre Gabriela

*Por Adriana Cubas

 

Quem gosta de novelas, com certeza assistiu a novela Gabriela, a famosa personagem de Jorge Amado vivida pelas atrizes Sonia Braga e Juliana Paes. E você sabia que essa personagem é fonte de inspiração para muitas pessoas?

Muitos fazem da canção tema de Gabriela seu hino pessoal. Lembra da música?

Eu nasci assim, eu cresci assim,
E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
Gabriela, sempre Gabriela!”

Gabriela (Juliana Paes) (4)

É a síndrome da Gabriela, são pessoas que tem uma imensa dificuldade em mudar, aceitar e entender as mudanças e reagem a elas dizendo que são assim e pronto. Algumas chegam a dizer que determinado estilo de vida, manias, temperamento, vícios, comportamentos e atitudes são “acessórios de fábrica”, vem junto com o pacote e por isso não podem ser mudados.

Provavelmente você deve estar pensando em uma dezena de pessoas que são a perfeita descrição dessa síndrome, não é mesmo? Mas e você? Será que em algumas situações de nossa vida não agimos dessa forma?

A resistência a mudança está ligada ao medo de sairmos de nossa zona de conforto, onde tudo está sob “controle” e não corremos riscos desnecessários. Mas estando na zona de conforto, não temos consciência de que corremos sim um grande e perigoso risco – a Inércia, a falta de brilho e propósito em nossa vida, a falsa estabilidade e o falso controle.

E a zona de conforto, por mais que tenha esse nome, não é nada confortável. Exemplos de zona de conforto, que talvez possa te surpreender: Estar sempre endividado no cartão de crédito, cheque especial; Estar em um emprego que detesta só porque ganha bem; Estar em um relacionamento destrutivo por medo de “ficar pra titia”; Fazer sempre as mesmas coisas sempre do mesmo jeito e reclamar que a vida não é justa com você; Culpar mãe e pai pelo seu fracasso na vida; Se fazer de vítima do mundo; Sempre inventar desculpas para justificar seus erros, de preferência sempre culpando algo ou alguém; Deixar tudo sempre para última hora; etc.

Poderia listar milhares de coisas, mas vamos parar por aqui. Se você se identificou com alguma delas não se desespere. Ter a consciência de que estamos presos em nossas zonas de conforto é o primeiro passo para a mudança. Mudar é saber renunciar algumas coisas em benefício de outras, e a grande verdade é que o ser humano não está preparado para perder nada, nós queremos ganhar e a perda causa muito medo.

As mudanças trazem ganhos, mas também perdas e para conseguirmos vencer esses medos devemos ter consciência do que vamos perder e do que vamos ganhar.

Compartilho com vocês um exercício muito simples, mas de grande impacto para lidar com o medo da mudança e principalmente, com as perdas que elas podem proporcionar.

1º Passo: Lista de Ganhos – Escreva o que você vai ganhar com a mudança em questão. Coloque tudo de bom que a mudança trará a sua vida, todos os ganhos, sejam físicos ou emocionais.

2º Passo: Lista de Perdas – Escreva agora tudo o que você vai perder com a mudança, todas as perdas física e emocionais. O que a mudança vai trazer de ruim?

3º Passo: Observe as duas listas – de Ganhos e de Perdas – e escreva outra lista com todas as possibilidades de minimização das perdas. O que você pode fazer para tornar as perdas menos intensas e transforma-las em ganhos. Por exemplo: Se eu abrir meu próprio negócio não vou ter tempo para ficar com minha família. Como minimizar essa perda? Durante a semana me dedico ao meu negócio e domingo é o dia oficial da família, onde vou me dedicar 100% a eles.

Todas as vezes que sentir medo de perder alguma coisa, de sair da zona de conforto, de não ter controle sobre o que se passa ao seu redor faça essa lista e encontre possibilidades de acordos internos e externos que façam as perdas perderam a força. Comece aos poucos, identifique o que causa a resistência a mudança e faça os ajustes necessários no meio do caminho.

A Gabriela é uma personagem que pertence a ficção, ela vai continuar sempre assim… mas você pode ser uma versão muito melhor e mais evoluída de si mesmo. Acredite, você irá se surpreender com os resultados.

 

 

_____________

adriana cubas*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]