Separação – Uma verdade indigesta

*Adriana Cubas

Há algum tempo atrás, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostrava o reencontro de um casal que estava separado há 20 anos. O casal em questão são os artistas performáticos Marina Abramovic e Ulay.

O encontro ocorreu em uma das performances artísticas de Marina chamada “The artist is present” em um museu em Nova York. Nessa performance ela ficava sentada em um espaço onde os visitantes podiam se sentar de frente a ela em silêncio. Umas dessas pessoas foi Ulay e ambos ficaram muito emocionados em se reencontrar.

Captura de Tela 2015-03-05 às 03.39.53

Tudo parece muito romântico, maduro, mas a estória por trás não é tão romântica assim como também não é na vida real. Em uma entrevista, Marina admitiu que a relação acabou de forma nada amigável e muito dolorosa.

“Todos se esforçam tanto para começar um relacionamento e tão pouco para acabar com ele”.

Essa frase de Marina me fez refletir muito sobre isso.

Quando nos apaixonamos por alguém nos esforçamos muito para conquistar a pessoa amada, fazemos coisas que muitas vezes não imaginávamos fazer por alguém, nos tornamos versões mais destemidas e melhoradas de nós mesmos, não medimos esforços!

E quando conquistamos a pessoa amada e iniciamos o relacionamento é um sonho realizado, a vida torna-se bela e colorida. Quem nunca passou por isso pelo menos uma vez na vida?

Porém muitas vezes nós não sabemos terminar uma relação da maneira que ela merece, não nos esforçamos tanto para terminar uma relação de maneira saudável tanto quanto nos esforçamos para começa-la.

Términos, separações por si são processos dolorosos, essa é uma verdade indigesta que ninguém consegue olhar de frente, sempre procuramos justificativas para evitarmos o inevitável quando o fim chega.

Ao invés de olharmos a relação com gratidão, honrando o tempo que passamos juntos a outra pessoa, todo aprendizado que vivenciamos, preferimos denegrir o outro, apontar todos os defeitos e relembrar o quanto foi terrível passar seu tempo com alguém tão diferente de nós. Frases como “Ele/Ela não me merece” ou “Eu não mereço ele/ela” ou “Não era pra ser” viram mantras inúteis e vazios que tem como objetivo apenas anestesiar a realidade nos impedindo de crescer e aprender com a situação.

O objetivo é logo em seguida seguimos em frente a procura de uma outra pessoa que seja do tamanho dos nossos sonhos e tudo volta a se repetir várias e várias vezes. Tudo porque não queremos sofrer…imagina se quiséssemos!

Todos nós já passamos por isso algumas vezes até aprendermos a entender nossos sentimentos e ver na dor uma oportunidade de entendimento de si mesmo. Sim, a dor nos desnuda, nos mostra quem somos, nos deixa vulneráveis e não sabemos lidar com isso, afinal queremos mostrar para o ex e para o mundo que somos invencíveis. Imagina dar o gostinho pro ex de me ver sofrendo?

Não percebemos, mas com atitudes assim apenas vamos nos afundando em mentiras e ilusões, nos lamentando porque a pessoa não se transformou naquilo que esperávamos e tentando moldar a nós e a o outro em seres estranhos apenas para “vivermos o sonho encantado”.

Sei que estou sendo um pouco dura em minhas palavras, mas acreditem, eu passei por tudo isso que escrevi para vocês. Hoje olhando para trás vejo que eu também queria viver “o sonho encantado” e me perdi muito no meio do caminho.

Esse reencontro de Marina e Ulay me fez ver como olhar de frente para nossa dor durante a separação, nos acolher, nos permitir ser vulnerável e ser grato pela experiência vivida nos fortalece e abre espaço em nosso coração para acolhermos nossos amores passados de forma tranquila, como parceiros que nos ajudaram a construir nossa história, com a gratidão, respeito e dignidade que merecemos.

Quero aproveitar para fazer um convite a vocês queridos leitores a praticarem a gratidão, listando tudo de bom que você recebeu durante a relação e quais os aprendizados que ficaram após a separação. E não se culpe por nada, lembre-se que no processo você deu o seu melhor dentro do seu entendimento naquele momento. Além de agradecer com amor ao outro, é importante você também olhar com amor para você. Com toda certeza você é uma pessoa mais forte, mais sábia e melhor!

Reconheça isso, agradeça e aí sim siga em frente!


________

adriana*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]