Como entender as mulheres?

* Por Frederico Mattos
“Nossa, não dá para entender as mulheres. Querem uma coisa depois outra e nunca estão satisfeitas”. Não é raro ouvir este tipo de reclamação dos homens que enxergam as mulheres como uma caixinha de surpresas.

O enigma todo criado em torno do feminino só revela uma típica limitação masculina de capturar o tecido emocional da realidade, seja ela qual for.

O que se passa na cabeça dela?

O que se passa na cabeça dela?

Nesse território não adianta querer usar a matemática financeira como parâmetro. Dois mais dois não são necessariamente quatro.

Quando uma mulher faz um pedido, é preciso se concentrar no que ela está dizendo, mas também na maneira e na hora que está dizendo. Essa mescla de conteúdo, ritmo e tempo cria um dialeto próprio que o homem desatento e egocêntrico não compreende.

A mulher se comunica de modo indireto e sugestivo simplesmente para deixar que o homem capture o sentido subliminar da fala e tenha a chance de agir como se tivesse a iniciativa. Essa sutileza é resultado da imposição de que o homem precisa ser o dominante do pedaço, mesmo que tenha efeitos colaterais.

A mulher que fala com o coração pode também reagir de maneira emocional. Por causa disso pode parecer volúvel ou mentirosa, mas ela está sendo o mais verdadeira possível com o que sente ali naquele exato instante. Nesse sentido, ela não tem vergonha de recuar no que disse ou mudar de opinião. Se o homem mudou a postura e reviu seus conceitos, isso pode impressionar tanto uma mulher que aquela cara feia de antes se transforma num sorriso. Mas essa abertura precisa ser conquistada com ação e não com piadinhas desacompanhadas de uma mudança real.

Quando a mulher pede a presença de uma homem não está reivindicando só um espaço na agenda, mas a presença real e disponível de alguém que não se envergonha de ser como é e pode se abrir em suas vulnerabilidades. Não é de drama que elas precisam, ninguém gosta de chantagem ou constrangimento, mas de uma disponibilidade emocional para compartilhar seu mundo interno com tudo o que tem de lindo e terrível nele.

Em resumo, para entender uma mulher você precisa ser um homem de verdade.

 

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos.

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts