Ouça a sabedoria interior

A sabedoria da mente

Muitas pessoas me perguntam como consigo atender as pessoas sem sair aflito, derrubado, mentalmente sobrecarregado e emocionalmente sufocado mesmo passando 8 horas ouvindo relatos de momentos de impasse, reflexões difíceis, crises agudas ou crônicas. A resposta que me parece simples é que tenho absoluta confiança na mente das pessoas. Explico.

Uma das coisas que notei em mais de 11 mil horas de atendimento clínico é que parece haver um sistema mental que opera com a mesma sabedoria do corpo, ou seja, ela preserva as melhores posições de funcionamento dependendo das condições a que está submetida.

No processo de formação de personalidade ela absorve os melhores recursos e gerencia a vivência psicológica de tal forma que não haja avariações problemáticas. Diante de uma família instável a mente pode escolher entrar no fluxo e imitar o funcionamento ou se bloquear para sofrer o menor impacto possível.

Assim ocorre na vida, a personalidade parece ser o resultado desse sistema imunológico mental que luta da melhor forma com as condições ambientais e internas para ter a mais alta performance.

Sim, pode parecer estranho, mas você é a melhor versão que podia ser até agora dentro das condições possíveis. Seus defeitos, medos, bloqueios são travas de segurança que funcionaram durante muito tempo para que você seguisse operando de uma maneira enxuta. É como se fosse uma empresa que aperta os cintos e contém gastos, corta o pessoal e segue gastando o mínimo possível e produzindo no limiar da não-exaustão.

O problema é que as vezes o sistema não interpreta com precisão se as condições já mudaram e se seria possível liberar a engrenagem à plenos pulmões. Meu trabalho como psicólogo se restringe a estimular áreas subutilizadas do sistema e ajudar a pessoa a chegar à excelência dentro de sua estrutura psicológica.

Quando a mente da pessoa se depara com minha confiança nessa sabedoria interior dela parece haver uma liberação de recursos, é como se ela dissesse “parece que podemos confiar nesse aplicativo para subir o nível de desempenho”.

Se eu estivesse hesitante ou com meu sistema funcionando mal a sabedoria da pessoa diria “não é aqui que vamos obter recurso”.

Isso é lindo de perceber. E não acontece só no consultório, na vida como um todo você pode se relacionar com a dimensão de sabedoria das pessoas. Agir como se ela já fosse o que vai se tornar. Se você não tiver medo de confiar no seu sábio interior isso despertará o sábio do outro.
Sua mente está pronta para dar o próximo passo de evolução, portanto, ouça os seus sinais, pedidos e restrições. Ela vai sinalizar que caminhos parecem melhores, não persista em lugares ruins ou pessoas tóxicas, sua mente já sinaliza que é tempo de seguir adiante.

______

ULTIMAS VAGAS

Quantas vezes você se viu completamente paralisado para resolver conflitos emocionais ou com outras pessoas da vida íntima e profissional?

Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo) , Fred Mattos – autor da casa, escritor, palestrante e professor – vai conduzir um encontro para ajudar homens e mulheres dispostos a gerenciar com mais lucidez, equilíbrio e maturidade os seus dilemas pessoais.

O curso será na sede do PapodeHomem, aqui em São Paulo.

Além disso, esse trabalho facilitará você a se comunicar de uma maneira mais assertiva, serena e que realmente toque o ponto central da questão, sem pontas soltas.

Ao final do encontro, a ideia é que os participantes consigam lidar com suas emoções com mais sabedoria, usando uma comunicação adequada para resolução de conflitos.

Ainda há vagas! Mas a turma terá apenas 20 pessoas.

Se você quer entender melhor sobre comunicação saudável [clique aqui]

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094