Um amor não vai salvar você

* Por Frederico Mattos

Há um mito na nossa sociedade que precisa ser quebrado, a ideia que o amor teria poderes de mudar uma personalidade.

Trabalho com mudanças pessoais, estudo para conhecer profundamente a personalidade humana, já entendi que o que compõe os traços pessoais são componentes genéticos, ambientais e psicológicos, também entendi que existem múltiplos fatores de mudança é que novos hábitos são trabalhosos para serem incorporados. Então, uma pessoa se apaixona e acredita piamente que aquilo tem um efeito profundo, consistente e duradouro sobre suas dores pessoais, mau hábitos pessoais e traumas do passado.

Honestamente fico muito feliz quando alguém acredita inicialmente que a paixão tem um efeito curativo na sua vida.

É bem verdade que a sensação de amar e ser amado tem múltiplos benefícios:
• Reduz os níveis de estresse
• Amplia o repertório pessoal
• Traz novas auto-percepções emocionais
• Proporciona experiências emocionais corretivas
• Cria novos padrões de comportamento

Mas seria ingenuidade imaginar que um novo relacionamento tem esse poder de transformar problemas mais profundos ou transtornos mais resistentes.

Na Psicologia é sabido do fenômeno de deslocamento, que é quando um sintoma muda de um lugar e vai para outro. Quando uma questão amorosa predomina no cenário de uma pessoa com fortes desequilíbrios pessoais o que ocorre é que eles só ficam latentes, levemente abafados pela euforia apaixonada.

Os obcecados amarão obsecadamente, os paranóicos amarão com ciúme, os deprimidos amarão com desconfiando próprio valor, os narcisistas amaram exigindo reiteradas provas de sua importância, os arrogantes amarão submetendo, os ansiosos amarão controlando cada passo da outra pessoa alegando cuidado, os fóbicos amarão criando medo, precauções desnecessárias.

Eu bem que gostaria que o amor tivesse esse efeito terapêutico, recomendaria na primeira sessão: seja amado e isso vai passar.

Curiosamente, as pessoas que procuram ajuda já amaram, foram amadas e mesmo assim suas questões estavam lá ressuscitando a cada momento que a euforia apaixonada passava detonando seus relacionamentos.

Não tenho dúvida que atravessar o fogo dos infernos interiores amparado por um amor é uma experiência incrível, mas não, o amor não cura tudo. Apenas apazigua nossa sensação crônica de solidão e isolamento. Como experiência humana isso é incrível, mas seria bom que as mudanças efetivas viessem por maneiras mais consistentes que uma carta de amor.

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094