Gosto e Desgosto pela comida

*Por Josi Bessa, nutrição

A relação de gosto e desgosto com comida sempre me trouxe curiosidade, principalmente, quando você questiona o gosto de uma criança. A resposta é quase sempre um NÃO para os alimentos de cor verde e sim para os alimentos ricos em açúcar ou gordura.

Muitas vezes pensamos que o gosto é algo intrínseco a nós e natural, porém ele é construído durante toda nossa vida. A infância é importantíssima para o desenvolvimento do paladar para a comida, entretanto, sofre influência do ambiente.

“Ah! Lá em casa todo mundo gosta muito de refrigerante”. Será que você não adquiriu esse gosto através dos seus pais?

“Não como peixe de jeito nenhum”. Será que você foi provocado a experimentar o peixe em diversas situações?

“Bolo de cenoura é uma delícia. Lembra minha avó”. Essa é a clara associação de comida com sentimento.
Não pense que alguns dos nossos gostos não tem explicação, pois como as frases acima exemplificam o nosso gosto pode ser construído através de modelos, exposição contínua a algum alimento, associação com sentimentos e cultura da região, por exemplo, se você fosse baiano provavelmente iria gostar de comer acarajé, sempre.

É claro, que a biologia tem grande influência nisso também. Temos uma preferência natural pelos alimentos adocicados, pois algumas plantas não comestíveis são amargas, por isso a rejeição por alimentos amargos, entretanto, isso pode ser rapidamente resolvido com algumas técnicas culinárias.

Como o gosto pode ser construído, ele também pode ser reconstruído ou desconstruído ao longo da vida. E fazer você olhar para um alimento de maneira diferente e até cogitar a hipótese de consumi-lo rotineiramente.

Você não precisa amar apenas o chocolate e odiar a alface (hahaha). Tem espaço para todo mundo numa alimentação saudável.

_________

*Joseane Bessa – Sonhadora, estudante de nutrição e determinada. Negra, crespa, paulistana com coração de baiana, fascinada com a interação da psicologia e da nutrição. Ama comer e é apaixonada por bolo de prestígio. Escreve no seu blog www.gostoleve.com