Bulimia e autoaversão

*Por Josi Bessa, nutrição

Quando o Fred me indicou que eu escrevesse sobre a bulimia e autoaversão foi uma surpresa, pois não havia pensado nesse transtorno alimentar dessa forma, mas conforme fui lendo os textos relacionados ao tema consegui compreender essa relação.

Vivemos numa sociedade que promove a insatisfação corporal. É comum muitas pessoas, principalmente as mulheres, não estarem satisfeitas com algo no seu corpo.

Essa insatisfação corporal vem acompanhada com o desejo de ter o corpo igual ao de alguém (geralmente alguém famoso) não é um desejo de mudança para melhorar algo no corpo, mas é a vontade de ser outra pessoa.

O que precede uma falta de aceitação. Você começa a realizar mudanças na alimentação, já que o corpo e a comida estão intimamente ligados, até chegar em um transtorno alimentar, como a bulimia.

Li um texto de uma moça no qual ela contava a relação conturbada que ela tinha com a comida. O que me impressionou no texto foi o fato dela dizer que gosta muito de alimentos naturais e não aprecia muito os fast-foods, mas quando sente raiva e tristeza por não atingir o peso que deseja é o fast food que ela consome como forma de punição, então depois ela se arrepende e tentar colocar para fora tudo o que ingeriu.

Mudanças alimentares necessitam de paciência e aceitação do momento presente. Aceitação de si mesmo não é algo fácil de desenvolver, pois é preciso uma dose de autorrespeito para seguir um caminho de gentileza com seu corpo e sua mente.

Infelizmente quando não há uma mínima dose de aceitação a auto aversão pode fazer você provocar tortura no próprio corpo através da bulimia.

Não quero terminar esse texto dizendo para você se amar e se aceitar como se isso fosse feito num passe de mágica. Mas é preciso dá o primeiro passo tentando fazer o que gosta (quem sabe fazer terapia para promover seu autoconhecimento) ou estar perto das pessoas que você ama.

É possível que depois de um tempo você já esteja se aceitando mais e consiga fazer mudanças mais efetivas e saudáveis na sua alimentação.

O processo de auto aceitação é continuo e diário!
Beijos e até a próxima!

_________

*Joseane Bessa – Sonhadora, estudante de nutrição e determinada. Negra, crespa, paulistana com coração de baiana, fascinada com a interação da psicologia e da nutrição. Ama comer e é apaixonada por bolo de prestígio. Escreve no seu blog www.gostoleve.com