Dismorfia muscular – musculosamente fraco

*Por Josi Bessa, nutrição

O que para muitas pessoas pode ser apenas um detalhe na imagem corporal acaba sendo um problema enorme para quem sofre com transtorno dismorfico corporal (TDC). Pessoas com este transtorno acreditam que algo no seu corpo não está adequado, mas não é uma preocupação qualquer, supera o normal e pode fazer com que a pessoa abandone a vida pessoal e profissional por conta desse sentimento de inadequação.

Um subtipo de TDC é a dismorfia muscular (DM) que atinge na maioria das vezes os homens. Pessoas com DM acreditam que seu corpo não está musculoso o suficiente. Assim iniciam-se práticas para tentar reverter essa suposta fraqueza.

É comum fazer uso indiscriminado de suplementos, utilização de anabolizantes, preocupar-se excessivamente com os nutrientes e calorias da comida e realizar atividades físicas anaeróbicas de maneira exagerada e compulsiva.

O problema atual é que praticas como essas vem disfarçadas de atitudes saudáveis. Frequentar academia religiosamente, excluir glúten, carboidrato, lactose e outros nutrientes (sem necessidade clínica confirmada) não foge muito do cotidiano de algumas pessoas.

Nesse grupo podemos encontrar pessoas com DM que estão ali acreditando que precisam de mais treino e mais proteína. Perde-se o nome da comida e coloca-se apenas os nomes dos nutrientes, o prazer em comer passa a ser desconsiderado nas escolhas alimentares, pois o objetivo principal é consumir algo que contribua para o ganho de massa muscular.

Josi, será que a sociedade inteira está doente?

A sociedade inteira, eu não sei. Mas é fato que estamos normalizando práticas de transtornos alimentares e TDC. E isso é bem preocupante!!!

TDC e DM são doenças psiquiátricas e que precisam de tratamento. É sofrimento por ser quem se é aliado a atitudes obsessivas e não saudáveis para com o próprio corpo.

É comum as pessoas de fora não enxergarem tal “imperfeição”, mas é importante manter um postura de curiosidade e não julgamento quando alguém vier lhe relatar que tem uma preocupação excessiva com a própria imagem.

Beijo e até a próxima!

_________

*Joseane Bessa – Sonhadora, estudante de nutrição e determinada. Negra, crespa, paulistana com coração de baiana, fascinada com a interação da psicologia e da nutrição. Ama comer e é apaixonada por bolo de prestígio. Escreve no seu blog www.gostoleve.com