[+18] Como resgatar a libido?

*Por Frederico Mattos

“Não tenho libido”

Essa alegação aparentemente biológica já começa dando sinais de certo desconhecimento do funcionamento humano, não existe uma substância que circula no corpo chamada libido, a questão não é ter ou não.

tumblr_lzgdl4SJGc1qzmkczo1_500

A libido é um estado de espírito, ainda que um dos elementos seja biológico, basicmente se compõe de algumas características psicológicas importantes para a saúde, não só sexual, de uma pessoa.

– Abertura: ser capaz de se abrir para algo novo, inusitado, cheio de surpresa é próprio do desejo sexual. A pessoa passiva, apática e sem disposição para enfrentar o desconhecido irá deixar que sua libido não tenha dinamismo e movimento.

– Curiosidade: o tesão se alimenta de descobrir possibilidades, inovações e de lidar com o jogo de mostra-esconde que pode se passar na cama. Aquele frio na barriga em sentir o tesão pelo próximo movimento é de fundamental importância para alguém que quer se realizar sexualmente.

– Força: não há sexo gostoso sem uma dose de agressividade saudável. Ninguém penetra ou é penetrado se não tiver certa disposição para a intensidade brusca dos movimentos. Uma pessoa com personalidade frágil acharia ofensivo tudo o que há no sexo.

– Leveza: paradoxalmente a força desacompanhada de certo divertimento perde a graça, pois é a capacidade de brincar de papéis que não são os habituais que conferem um sexo gostoso e sem pudor.

– Busca: não adianta ficar conformado com aquilo que sabe. É como no trabalho, se quer ser criativo precisa se estimular, buscar informação, fazer curso, aprender pela sabedoria dos mais experientes. Sexo é um mundo de possibilidades, para isso é preciso buscar.

– Ousadia: sexo sem ir além do óbvio é mesmice. Se você anseia mais prazer e mais vontade precisa criar um certo desconforto na mente acomodada e chacoalhar o conformismo.

– Provocação: a provocação é uma forma de insinuar um ato que vai aumentar em potência e intensidade.

– Generosidade: para ativar o desejo é preciso considerar que tem uma outra pessoa presente e que ativa a sua imaginação e que quer receber algo também na hora do prazer. Pessoas egocêntricas costumam lembrar do desejo d parceiro só quando querem algo, nessa hora não se importam se ele quer mais ou menos. Sexo também é doação.

– Iniciativa: a pessoa que espera o mundo acontecer não dará o pontapé inicial no desejo de desejar.

– Admiração: para ter tesão é preciso admirar o que outro tem a oferecer, todos os membros e orifícios estão ali disponíveis para se lambuzar e ter prazer. A incapacidade de olhar com ardor para o outro limita a libido.

– Transgressão: se uma pessoa é incapaz de decepcionar, contradizer e romper com a culpa certamente verá no sexo um pesadelo moral. Se fôssemos dar atenção à tudo que já foi dito sobre sexo não haveria nem beijo na boca.

_____________

para venda do livro 2

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts