“Sou um coitadinho”

*Texto escrito por Marcos Bauch

Falei um pouco sobre como usamos muletas psicológicas [leia aqui]

E uma das conseqüências de levarmos as ‘muletas psicológicas’ muito a sério é o surgimento da autopiedade. Ela surge quando acreditamos tanto nas desculpas que criamos que elas acabam nos definindo.

"Marcos, desce daí, você não consegue... ops!"

Se vocês conseguiram responder à pergunta do ultimo texto, tentem agora enxergar se essa desculpa, criada pela mente, esta definindo seu modo de se postar e agir no mundo. Quanto de autopiedade existe nas suas desculpas?

Voltando ao exemplo do texto anterior: “Eu teria todas as desculpas aceitáveis do mundo para ficar em casa assistindo TV o tempo todo, num sedentarismo crônico, e isso não seria mal visto por ninguém, afinal, ‘ele anda de muletas’”.

E se eu realmente acreditasse nisso e começasse a desenvolver uma autopiedade perante a situação? “Coitado de mim. Sou um aleijado que não deve nem tentar coisas novas porque pessoas que andam de muletas não precisam disso.”

Este é um exemplo extremo, pois é fácil enxergar a causa e a conseqüência, a desculpa e o resultado.

E o que acontece com as desculpas mais sutis que criamos para nós mesmos? Desculpas nas quais não é tão fácil apontar a causa e a conseqüência e por isso mesmo mais sujeitas à autopiedade?

Embora no exemplo acima eu tenha explicitado um pensamento de coitadinho, a autopiedade não surge como entidade própria na maioria das vezes. O que surge no lugar dela, na verdade, é um freio nos seus impulsos ou na sua vida.

“Estou bem assim. Qual o problema em ficar na minha zona de conforto pelo resto da vida?”

A autopiedade ou a Síndrome do Coitadinho vem da sua própria mente te dizendo que você não deve fazer tal coisa porque, afinal, é o que você sempre diz para justificar os seus atos.

É como se, ao justificar a sua não-ação, o tempo todo, você estivesse treinando o seu cérebro a reconhecer aquilo como verdade e a te dizer exatamente a mesma coisa quando você menos espera. É aquela pequena voz que surge na sua cabeça quando você está no limiar da sua zona de conforto: a um passo de romper os seus limites e pisar novas terras.

Uma vez que acreditamos demais numa ‘muleta psicológica’ acabamos ‘vestindo’ tal característica como sendo nossa verdade.

“Quero muito visitar a Europa, mas só consigo ir ao banheiro aqui em casa.”

Percebam que a autopiedade é o instrumento mais poderoso que nossa mente tem para nos manter na zona de conforto, afinal, toda mudança gera medo e desconforto e tentamos nos proteger disso. A jogada é perceber que tentar se proteger das mudanças, tampouco te garante alguma segurança.

_______

O cara é galã e ponto final.

 

*Marcos Bauch é nascido no interior da Bahia, mas é viajante do mundo e atualmente reside em Brasília. Esse cara leva a vida como ninguém, praticando todo tipo de loucura boa como bungee jump, para-quedas, rafting, rappel, maratonas aquáticas! Mijou em todos os oceanos do mundo fazendo isso. Um baita orgulho de contar com as palavras dele aqui no Sobre a Vida. Ele escreve suas aventuras emDe muletas pelo mundo – o mundo é pequeno para quem viaja [leia mais].

 

_____________________

Outros artigos relacionados  

Muletas psicológicas

Mulheres de 30

Mulheres de 40

Vira homem

Mulheres independentes

Série Pare!

3 estágios da energia masculina e feminina

Uma mulher dá sempre jeito na vida de um homem

O carinho de uma mulher

7 coisas que revelam a infantilidade de uma mulher

5 coisas que um homem pode aprender com uma mulher

Não leve uma mulher muito à sério

A grande tristeza de uma mulher – leitura exclusiva para homens

O que uma mulher madura espera de um homem!

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts