Dar um tempo funciona?

Uma das perguntas que mais recebo é se “dar um tempo” no relacionamento funciona. A resposta não é precisa. Depende do tipo de tempo que se pede e do nível de intimidade e duração desse relacionamento.

Uma trégua

Existem tipos de tempo diferente e vou colocar uma nota para a validade de cada tipo de tempo (na minha opinião claro):

1- Para ter uma relação sexual fora da relação sem culpa

Nesse caso é preciso observar como o relacionamento cria uma sensação de prisão pessoal para um dos membros (ou os dois). É importante admitir que por mais que exista amor e carinho talvez uma das pessoas ainda não esteja preparada para entender a importância de ter a fidelidade como ferramenta de crescimento.

Nota 0: só vai criar mais dor

 

2- Para olhar com distanciamento sobre o relacionamento

É muito difícil olhar para um problema completamente preso nele e muitas pessoas precisam se distanciar da questão para poder analisar com calma o que querem realmente. Elas não funcionam bem sob pressão e acreditam que a falta de contato físico pode criar novas percepção da qualidade da relação.

Nota 9: pode ser uma atitude madura ou só autoengano.

 

3- Para se recolher em reflexões sem comprometer o bem-estar do outro

Muitas pessoas tem dificuldade de criar um distanciamento pessoal da realidade se não estiver a sós consigo mesmas. Elas se sentem acuadas, pressionadas e podem ter uma visão mais apropriada da visão que tem de si mesmas quando estão sem a necessidade de corresponder as expectativas dos outros.

Nota 7: Pode ser só um fôlego pessoal para tomar a decisão que no fundo já estava clara.

 

4- Para fugir do peso de uma relação saturada

O tempo dado para ter a suposta sensação de solteiro é um engano. A associação da ideia de liberdade com vida de solteiro e prisão emocional e vida de casado é só para quem está mais a fim de ficar solteiro e bagunçar. Até aí é uma escolha, mas envolver outra pessoa nessa confusão é complicado.

Nota 4: pode ser meio desonesto

 

5- Para fazer um test-drive com outra pessoa antes de largar o osso

Muitas pessoas agem como o Tarzan, não largam um galho sem se agarrar em outro. Esse nível de dependência de um relacionamento para entrar em outro pode ser bem perturbador, pois se associa o fracasso do relacionamento a uma pessoa e não a própria incapacidade de manter relações saudáveis. [leia mais]

Nota 1: atitude infantil

 

6- Para esfriar a tensão das brigas

Muitos relacionamentos são marcados por uma complicação sem fim de brigas intercaladas por pazes aparente, mas são em essência combustível para guerra e não para a paz. Cada “tempo” que dão é apenas para criar culpa e reforçar os laços de violência emocional que ambos cultivam.

Nota 0: O espaço que criam não é para instigar saúde, mas doença.

 

7- Para criar saudade

A saudade criada com o tempo é só mais uma estratégia infantil de manipulação que um casal cria para não desenvolver a criatividade necessária numa vida de casal. Ficar no vai e volta não funciona por muito tempo. [leia mais]

Nota 2: infantil, mas os dois participam do jogo sem fim.

 

Resumindo

Se a sua motivação for escapista e sem a real intenção de fazer o relacionamento funcionar, seja para seguir em frente ou para terminar em paz, o pedido de tempo só será mais uma estratégia barata que retrata a razão pela qual o relacionamento naufragou.

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts