A principio finja
Quando uma pessoa me pergunta qual o primeiro passo para uma mudança eu digo, a princípio finja. Imediatamente recebo um olhar de desaprovação, afinal a palavra fingimento é carregada de um peso ruim e associada com falsidade e hipocrisia.
O fingimento que eu digo é de uma auto-imposição que contrarie a naturalidade problemática.
Quando nascemos chegamos como uma pagina em branco, carregados de uma genética, mas prontos para absorver e fixar qualquer tipo de informação comportamental.
Isso quer dizer que os primeiros passos de uma mudança para um novo comportamento nunca é espontânea. A dificuldade de uma criança ao dar os primeiros passos é resultado do fingimento do aprendizado, nada natural.
Isso quer dizer que se você quiser ser mais carinhoso terá que enfrentar a dificuldade inicial de fazer cafuné ou elogios meio forçados.
Não se iluda que será delicioso quebrar seu orgulho sem o custo de ter até dor de barriga.
Se a mudança fosse indolor e natural não seria trabalhosa, pois hábitos são mudados aos poucos e com esforço.
Se quer ser feliz, a princípio finja e comece com sorrisos difíceis, relaxe mesmo a contragosto e olhe positivamente para a vida. Não achará confortável e até reclamará amargurado “mas não é natural”. Claro que não é natural, pois seu “natural” (hábito enraizado) é ser azedo e mau humorado. Depois de se recondicionar e mudar a forma de ver o mundo e a si mesmo já será o que no fundo queria.
Definitivamente não poderá ter um resultado diferente do atual se continuar agindo no seu modo “natural” (aprendido com alguém). Se quer um estilo de vida e tipos de relacionamentos diferentes e saudáveis a princípio finja.
Tenha certeza que esse fingimento terá uma recompensa no final e quando perceber nem lembrará que um dia ele já foi forçado.