10 considerações para quem esta prestes a viajar

* Por Eduardo Benesi

1-     Uma amiga me disse certa vez que geralmente quando estamos próximos de viajar, costumamos brigar com pessoas que gostamos muito: é quase um medo que explode de maneira preventiva, quem nunca? É como um anticorpo vindo do inconsciente que protege-nos falsamente da dor da distância, portanto, alguns dias antes de viajar, tome cuidado com pequenos motivos que por muito pouco se transformam em brigas homéricas.

2-     Claro, que você costuma fazer sua check-list antes de viajar, mas eu quero falar dos itens campeões no momento daquela sensação de “estou esquecendo algo”. Você provavelmente esqueceu o bloqueador solar, o carregador da câmera, a escova de dente, o cadeado, o óculos de sol, a toalha, ou o Hipoglós.

3-     Depois que você já fez o câmbio da moeda que você vai levar, esqueça o valor dela em reais, a regra é clara; “quem converte não se diverte”.

4-     Se você ficar em Hostel, sempre leve em conta três coisas práticas: localização, locker e ar-condicionado. Esse geralmente é o meu critério de escolha, já que geralmente todos os hostels minimamente bons possuem WI-FI e preços equivalentes. Pra saber sobre a qualidade do hostel geralmente jogo “o nome do hostel + avaliações” no Google e com certeza lerei opiniões sinceras de outros viajantes. Mas, uma dica sobre algo que geralmente na euforia da chegada costumamos não pensar: fique sempre perto de alguma tomada e de preferência em baixo no beliche.

5-     A primeira manhã de uma viagem para o exterior eu geralmente batizo de “o dia universal do carregador”. É geralmente quando percebemos que precisamos de um, o quanto antes.

6-     Existe sempre o dilema sobre onde deixar a grana, e de todas as vezes que viajei, isso sempre funcionou muito bem, e eu levava pra todo lugar que eu ia. Viva a doleira.

cueca

7-     Outro item obrigatório em viagens, que gera menos desconforto durante o dia a dia é a Gymsac bag, um tipo de sacola muito útil e flexível para levarmos uma série de coisas.

bag

8-     Momento consumismo: museus são bacanas, mas guarde sempre um tempo e um trocado, para as lojinhas dentro deles. Elas muitas vezes chegam a ser melhores do que o próprio Museu.

9-     Por fim deixo uma fala de um sábio senhor artista de Curitiba, Helio Leites, que vale definitivamente para qualquer viagem: “Converse com todo mundo, se você escolhe a palavra você perde a pessoa, se você escolhe a pessoa você perde a palavra.”

10- O “Google Maps” funciona sempre como um belo auxiliar para que você monte seu roteiro em cima de atrações próximas umas das outras, otimizando assim o seu tempo. Costumo fazer algo bem simples: no ícone de traçar rotas vou jogando o nome de todas as atrações da cidade para a qual pretendo ir (isso não funciona se você tentar no item de ônibus) e o mapa vai marcando os pontos A, B, C, e assim por diante; a partir disso, você vai notando as proximidades entre as suas escolhas e montando o seu roteiro de uma forma pragmática.

_______
benesi* EDUARDO BENESI é Pedagogo, consultor cultural, formou-se também no teatro para atuar escrevendo. É um hispster inconfidente que carrega bandejas com cebolas gigantes para viajar o mundo, e o seu rodizio é de terça-feira. Pede tudo sabor queijo, da abraço demorado e tem um site em que coleciona pessoas e instantes: o www.favoritei.com.br

 

 

 

 

viagem1

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts