O seu amor tem a sua cara

O amor como meio de conhecer a si mesmo

*Por Frederico Mattos, psicólogo clínico

Quando pensamos no ato de amar e ser amado idealizamos um cenário romântico onde duas pessoas estão emocionalmente disponíveis e plenamente capacitadas para o encontro com o amor.

O amor, no entanto, é um sentimento, que apesar de parecer universal também passa por um processo educacional ao longo da vida.

A forma como fomos amados pelos nossos pais, amigos, professores e parentes carregou nossa forma de amar com as tintas que fazem parte da nossa personalidade.

Uma pessoa educada de um jeito preocupado, tenso, aflito com o amanhã certamente amará alguém usando dessas mesmas qualidades tóxicas. Não é possível neutralizar o que somos quando amamos. Pelo contrário, quanto mais amamos mais expostos estamos ao que há de problemático na nossa personalidade. Não raro muitas pessoas chegam numa constatação amargurada de que parecem agir pior quando estão num relacionamento. Elas notam que o desejo de amar e ser amado desperto sua pior faceta.

Alguém que foi tratado com cobranças, culpa, raiva e pequenas agressões cotidianas, sem perceber, irá descarregar na pessoa amada o mesmo tipo de fuligem violenta que foi submetida.

A maneira com que você se relaciona, conflituosa ou leve, é um retrato do tipo de dinâmica emocional que traz internamente. Ela pode ficar camuflada numa película de agradabilidade na fase bem inicial da paixão, mas que vai manifestando seus tentáculos lentamente com o tempo.

Portanto, não imagine que o amor irá curar você, ele pode certamente ser um espaço de transformação. Mas só será efetivo se você arregaçar as mangas e trabalhar honesta e efetivamente para mudar.

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094