3 jeitos de destruir a confiança do seu parceiro

3 jeitos de destruir a confiança do seu parceiro

*Por Frederico Mattos

Você já deve ter experimentado a sensação de trazer alguma novidade boa ou ruim e sentir que seu parceiro amoroso não foi muito receptivo e até piorou uma situação.

1- Ataca congelando
Nao há nada pior que diante de uma boa noticia a pessoa fazer cara que está vendo TV, ela mal sorri ou é sem sincronia com o que fala. Como se estivesse esperando o atacante marcar o gol. Ou diante de uma confissão difícil fica em silêncio, passiva, deixando a outra descer no despenhadeiro emocional ou até quando quer fazer o problema parecer banal “supera isso!”

2- Ataca destruindo
Nao importa se é uma boa ou má noticia a pessoa azeda o assunto, quer fazer um “contraponto produtivo”, ou seja, age como um estraga-prazeres. Parece sempre jogar com o medo do outro, expondo as feridas, diminuindo e colocando uma suposta inferioridade à mostra. A pessoa vai alegar que no fundo está ajudando ou querendo treinar a outra para o momento da guerra, mas o resultado é que tira o brilho, deixa o outro pior do que chegou é sem animo de seguir na conversa.

3- Falso apoio
Esse parece ser o mais difícil de identificar, pois parece um apoio, mas é desconectado, negligente, até distraído. A pessoa está naquele clima “ahã” e depois sequer lembra o que aconteceu de fato. Segue o protocolo, sorri mas não está realmente conectado.

O que seria então desejável?

Quando a pessoa está realmente disponível, conectada, preocupada ou refrescante, tentando diminuir a carga. É aquele olhar que se alegra com a conquista alheia e dá colo de verdade quando a casa desaba. O apoio vem em forma de afirmação, palavra, elogio, toque, e é propositivo e entusiasmado.
______

Quantas vezes você se viu completamente paralisado para resolver conflitos emocionais ou com outras pessoas da vida íntima e profissional?

Nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo) , Fred Mattos – autor da casa, escritor, palestrante e professor – vai conduzir um encontro para ajudar homens e mulheres dispostos a gerenciar com mais lucidez, equilíbrio e maturidade os seus dilemas pessoais.

O curso será na sede do PapodeHomem, aqui em São Paulo.

Além disso, esse trabalho facilitará você a se comunicar de uma maneira mais assertiva, serena e que realmente toque o ponto central da questão, sem pontas soltas.

Ao final do encontro, a ideia é que os participantes consigam lidar com suas emoções com mais sabedoria, usando uma comunicação adequada para resolução de conflitos.

Ainda há vagas! Mas a turma terá apenas 20 pessoas.

Se você quer entender melhor sobre comunicação saudável [clique aqui]

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094