Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

O que fazer se uma pessoa, uma situação ou um pensamento domina sua mente e você não consegue se livrar daquilo?

Chama o juiz e expulsa !

Os demônios assim como os vampiros nunca entram numa casa quando não são convidados. Do mesmo jeito ninguem aplica golpe em quem não é interesseiro.

Portanto, se alguém está aprisionado nos seus pensamentos, alguma vantagem você leva nisso.

1. Admita que você quer manter essa pessoa na sua mente.

___________

Sabe aquela música irritante que não sai da sua cabeça?

Quanto mais você tenta evitar que ela perturbe sua cabeça, mais ela irá ganhar força na sua mente. Em alguns momentos apenas deixe que as imagens surjam na sua mente sem lutar contra elas. Como a música irritante que uma hora passa, essa sensação impregnada também vai passar.

2. Não lute com os pensamentos sobre aquela pessoa. Observe eles como se fossem um filme passando e veja o que eles querem comunicar a você.

___________

Existe uma tendência da mente em preencher um buraco emocional grande com sentimentos idealizados. Uma pessoa que acaba de morrer pode ser “percebida” próxima das pessoas mais próximas. Existe uma tendência da mente em preencher o vazio com imagens de momentos ideais, quase santificadores da pessoa morta. O mesmo fazer com anlguém que amamos no passado. Parece que os maus momentos são apagados e apenas os bons prevalecem.

3. Tente lembrar de tudo o que de fato aconteceu sem criar histórias românticas ou imagens fantásticas.

___________

Admitindo que você se alimenta dessa relação obsessiva tente encontrar os motivos pelos quais você quer sustentar esse tipo de relacionamento. Se você tomou um “pé na bunda” o que está incomodando você? O silêncio cruel da outra pessoa, a falta de explicação, a sensação de humilhação, a sensação de que ficou por baixo ou rejeitado?

4. Analise o que sustenta essa relação paralisada. Quais as vantagens que você leva nessa fixação?

___________

É fundamental nesse processo você assumir uma postura de integridade em que realmente se posicione no cenário real dos acontecimentos. As relações que terminam de forma mais desastrosa costumam ser aquelas em que ficou uma sensação clara de pendência. Em que não se viveu tudo na mais plena inteireza. Os piores lutos ocorrem em relações dominadas por interesses as vezes escusos de pura manipulação e tentativa de controle.

5. Qual é a sua parte na história? Onde sentiu que falhou, pisou na bola ou ficou em dívida com algo diante da outra pessoa?

____________

Algo que falta em relações mal resolvidas é um olhar real do ponto de vista da outra pessoa. Diante de uma mágoa ou sentimento de rebaixamento, poucas vezes realmente nos colocamos no lugar do outro. Nos recusamos a olhar que talvez vejamos a pessoa limitada que nós fomos. A dor dessa revelação nos diminuiria.

6. Por alguns momentos encarne a pele da pessoa que ficou com pendências. Olhe com seus olhos, sinta com seu coração, pense com a sua mente e mergulhe na experiência que ele viveu.

____________

Na maior parte das vezes que nos apegamos a uma situação do passado fica evidente a dificuldade de colocar a vida em movimento novamente. O novo é sempre mais desconfortável que o já conhecido. Portanto, a recusa de seguir em frente pode revelar o temor por vivenciar algo for a do controle e que realmente tenha significado. Ruminar o antigo oferece mais sensação de poder. Falsa mas aparentemente real.

7. Tente identificar o que você está deixando de fazer em sua vida pelo fato de estar fixado nessa pessoa. Quais oportunidades tem perdido.

___________

O que ajuda a criar um olhar de desapego definitivo é olhar para a vida para além de si mesmo. Enquanto você tentar manter controle da pessoa que amou, mais aprisionado você fica. Agora é o passo mais difícil: hora de se desprender de qualquer laço que o ligue a essa pessoa. Por um tempo você precisa evitar que sua mente recorra à imagens do passado. Libere essa pessoa da sua vida. Deixe que ela siga o seu caminho e não a impeça de ser genuinamente feliz.

8. Seja generoso, permita que o outro caminhe.
___________

Depois de liberar a outra pessoa fica uma ferida emocional que deve ser cuidada. Agora ficou realmente um vazio. Preencha-o com atividades, pessoas, hobbies e vivências que o permitam caminhar para a frente e seguir sua vida. Se reaproxime de amigos, movimente seu corpo com algum esporte, busque conexão com aspectos transcentes da vida. Essencialmente amplie seu repertório de acontecimentos em que novas pessoas e cenários surjam.

9. Cuide de si mesmo.

____________

Se nada disso passar, faça todo o processo novamente ou vá dar uma caminhada pela rua, respirando e deixando que seus passos cruzem novas fronteiras.

________________________________________________

Artigos relacionados  

3 vilões dos relacionamentos: carência

3 vilões dos relacionamentos: apego

3 vilões dos relacionamentos: jogos de poder

5 fases do término de relação amorosa

Por que você gosta de quem não gosta de você?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Por que me sinto ligada em duas pessoas?

Por que é tão difícil terminar um relacionamento?

Como voltar a ter confiança depois de tanta desilusão amorosa?

A mágoa que mata uma relação amorosa

Por que ele perdeu o tesão por mim – parte 1

Swing emocional

Felizes para sempre!

Gordura, balança, dietas e amor

O pai que está escondido na sua cabeça

18 maneiras de identificar a INVEJA no cotidiano – não leia esse texto

O melhor sexo é aquele que você é capaz de não fazer

Como voltar a ter confiança depois de tanta desilusão amorosa?

Como Walt Disney f*#@u minha vida

Você realmente está fazendo escolhas em sua vida?

10 maneiras típicas para começar uma briga de casal

7 erros que toda mulher linda, inteligente e sensível comete para ficar solteira!

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts