Pessoas que fazem doenças

Você já deve ter conhecido alguém que é meio hipocondríaco ou preocupado excessivamente com saúde ou doença.

Isso inspira credibilidade numa pessoa adulta?

Essa pessoa adora falar de remédios e sabe exatamente qual o tipo de medicamento para cada pequeno contratempo físico. É uma pequena enciclopédia médica, quase uma curandeira.

Sua preocupação básica não é necessariamente ficar saudável, mas evitar as doenças. Sua mente gira em torno de uma potencial catástrofe pessoal.

Ficam ruminando cenários desagradáveis e se debatendo internamente para tirar as ideias ruins de sua cabeça.

De alguma forma elas estão dando comandos para o seu corpo adoecer. O corpo tem sau rebeldia própria, mas as vezes ele obedece e faz a pessoa adoecer e realizar o seu sonho secreto: receber toda a atenção do mundo.

Sim, a pessoa preocupada com doenças é carente crônica.

Presa no mundo infantil essa pessoa tem registros que até fogem de sua memória que estar doente garante algum tipo de afetuosidade. E estranhamente vivemos num mundo em que os filhos recebem atenção de qualidade quando adoecem, agridem alguém ou tiram nota baixa.

O registro inconsciente que fica é: “se eu estiver em uma condição de vulnerabilidade vou receber o amor que eu preciso”. Quem nunca fingiu estar gripado, com dor de cabeça ou de estômago para faltar na escola e receber atenção exclusiva dos pais?

Mas essa forma de receber amor é bizarra e pouco efetiva, porque inspira amor pela fraqueza e impotência e não pela criatividade e ação. Sou amado porque sou fraco e não porque desperto em você vida.

É uma forma muito primitiva de expressar seus conflitos, pois ao invés de entrar em acordos com os outros acaba adoecendo para comunicar algo que está em sua alma.

Pessoas deprimidas entram nesse mesmo padrão. A velhice é um bom indicativo disso, pois é sabido pelos geriatras que a maneira mais comum dos idosos se mostrarem tristes e necessitados de carinho é adoecendo. E seus assuntos prediletos se tornam as doenças da moda, melhores hospitais, convênios, farmácias e promoções de remédios e genéricos. Uma internação se torna um evento épico que será repitido inúmeras vezes.

De maneira geral isso não é exclusividade dos idosos. Existem inúmeras pessoas que ignoram que a melhor motivação para o receber o amor de alguém é manter uma vitalidade física e mental.

Portanto, se você realmente se preocupa com sua saúde e quer receber o amor dos outros viva o mais vivo que puder.

__________________________

Leia também

TOP 5 sobre AMOR

TOP 10 sobre DESAMOR

TOP 8 sobre HOMEM

TOP 8 sobre MULHER

TOP 10 sobre a VIDA

TOP 8 sobre RELACIONAMENTOS

TOP 5 sobre FAMÍLIA

TOP 8 sobre SEXO

TOP 7 sobre SENTIMENTOS

TOP 5 sobre PERSONALIDADE

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts