Por que os homens traem?

* Por Frederico Mattos

Homem fiel é bicho em extinção dizem as mulheres. Curiosamente conheço uma porrada de caras que não traem. E aqueles que traem vejo que a maior causa de traições se deve muito pouco à sexo.

Brinco que grande parte dos homens (principalmente os machistas) tem uma vida emocional próxima dos 7 anos de idade. Não mais que isso.

traição-amante-outra

Pense num garoto de 7 anos, como é a vida dele? Ele quer se enturmar com os amigos, impressionar as garotas (ainda que não admita) e ter o chamego da mãe. Algo diferente de um homem de 30 anos? Não muito, os brinquedos são maiores, mas a dinâmica é bem parecida.

Quando um homem (sim, estou generalizando) entra num relacionamento, se ele não for um malandro criado e convicto, realmente está disposto a ser leal e fiel à sua mulher. Quando cede ao relacionamento estável ele quer sossego emocional, cansou de putaria e quer descansar em paz ao lado de sua pequena.

Mas um homem apaixonado comete erros. Ele quer fazer o possível e o impossível pela sua parceira. As mulheres de outro lado estão demasiadamente desconfiadas e traumatizadas que fazem jogo duro até aceitar tanto amor. Com o tempo aquele fogo vai dando lugar a uma amizade sexual consistente chamada namoro. Eles se gostam, fazem programas juntos e compartilham histórias pessoais cheios de felicidade.

Viciado em ser amado e admirado o homem se acomoda nos elogios cotidianos e nas falas amorosas de sua mulher. Deixa de fazer esforços para renovar o seu olhar e o dela. Ambos deixam de estimular aquele carinho especial e a sensação de singularidade um do outro. Mulheres se fecham em mágoa, homens buscam recompensa imediata. Ela se tranca em suas emoções e congela, ele se afoba, estufa o peito e se atira na caça.

Mas o que o homem busca na “caça”?

As mulheres mais precipitadas acusam aquela velha necessidade instintiva do homem por sexo insaciável. Até o homem pode achar que é isso o que ele quer, mas o motivo real é que ele quer se sentir vivo novamente. E para ele se sentir assim precisa acessar um lugar que lhe pertencia aos 7 anos de idade: “o melhor de todos, sou o queridinho da mamãe!”

Quando o homem trai ele vai atrás da mulher que o vanglorie só pelo fato dele espirrar. Quer ser amado sem condições, demonstrações de coragem ou qualquer esforço pessoal, sexual ou financeiro. Ele aspira um amor incondicional e sem pressões, como sua mãe querida oferecia.

O homem enlouquece quando encontra na colega do trabalho ou na prima gostosa do amigo esse tipo de olhar mágico que o deseja sem impor condições. Ele incha o peito como o King-Kong e começa a galantear sem limites até conquistar aquela garota cobiçada.

Mas e a sua namorada que está em casa? Ele pensa “a amo, mas está bem pesado, quero só me divertir um pouco e depois voltar tudo ao normal!” Engano dele. Não discuto aqui se é justificável ou não, só estou tentando descrever uma linha de ação tipicamente masculina sob uma ótica inconsciente.

Quando o homem trai ele busca, sem o saber, o afeto incondicional de sua mãe.

_________

banner ciume

 

para venda do livro 2

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts