(En) Lutar – Superar – Amar – PARTE 1

* Por Adriana Cubas

Relacionamentos, começos, términos, recomeços… até encontrarmos a “tampa da nossa panela”, passamos algumas vezes por esse processo. Passamos, mas será que realmente entendemos o que cada etapa nos ensina?

 

Eu escrevi sobre a verdade indigesta dentro de uma separação (*colocar o link do texto “Separação – uma verdade indigesta) mas não falei de algo muito importante sobre o que acontece durante esse processo, que é o Luto.

 

“Mas Adriana, luto não acontece só quando alguém morre?”. Na verdade não.

O que seria o luto? Como podemos definir algo tão abstrato?

 

O luto é todo um conjunto de reações emocionais que acontecem perante a perda de um ente querido, mas também ocorre em outras perdas como separações em geral (família, cônjuges, amigos), mudanças de casa, de país, perda de emprego, enfim, toda perda emocionalmente significativa vem acompanhada de um processo de luto.

luto1

E como todo processo, o luto tem 5 etapas. São elas:

•                Negação

•                Negociação

•                Raiva

•                Tristeza

•                Superação

 

As etapas acontecem de formas diferentes e não necessariamente nessa ordem,  não tem um tempo determinado para terminar, tudo depende do nível da dor emocional vivenciada na separação.

Mas podemos ameniza-las tendo consciência do que cada uma dessas etapas nos traz de aprendizado, e o coaching pode ajudar nesse processo de conscientização e cura.

Nessa série dividida em duas partes, vamos entender o que cada uma significa e o que podemos fazer para tornar esse momento tão doloroso um processo de autoconhecimento e renovação.

 

1ª etapa: Negação

Em uma palavra podemos definir como Choque! Aquela reação inesperada quando o término acontece, por mais esperado que possa ser, quando acontece é inesperado… A ficha não cai, não sabemos lidar com o mix de sentimentos da perda e nossa reação inicial é negar que estamos sentindo alguma coisa, evitamos falar sobre o assunto, ou não admitimos que o inevitável aconteceu.

Nosso cérebro cria um mecanismo de defesa para nos proteger da dor eminente. Afinal todos os sonhos e projetos com a pessoa amada morreram junto com o relacionamento. Frases como “Não era pra ser”, “Foi melhor assim”, “Estou bem, tomei a decisão certa” são mantras autoconsoladores, mas que só camuflam o fim.

 

Como o coaching pode te ajudar na conscientização da Negação: Essa fase de Negação é complicada pois não queremos nos conscientizar de nada. Preferimos nos esconder em festas, baladas, curtição para celebrar a “solteirice”, que tudo está sob controle. Nada de errado em ir pra balada, mas desde que seja para você se divertir e não para se anestesiar. A ressaca emocional do dia seguinte não deixará você esquecer.

 

Encarar a verdade mais cedo ou mais tarde será necessário, e quanto mais cedo você encarar melhor será sua superação. Admita que acabou, que você ou a outra pessoa escolheram não estarem mais juntos, doloroso mais real. Nessas horas os amigos e família podem lhe ajudar a enxergar a verdade, a colocar os pés no chão.

 

2ª Etapa: Negociação

Após percebemos que a negação não trouxe a pessoa de volta e vocês continuam separados, começa então uma tentativa desesperada de negociação com a própria emoção, tentamos retomar contato com o/a ex, fazemos promessas de que tudo será diferente, tentamos identificar onde foi que erramos, quem foi o culpado. Frases como “Ainda temos muito o que viver”, “Não vamos deixar nosso amor morrer assim”, “Eu vou mudar, prometo”, são bem características dessa fase.

 

Como o coaching pode te ajudar na conscientização da Negociação:  Quando sentir vontade de retomar contato com o/a ex, responda a seguinte pergunta:

O que está por traz dessa necessidade? O que você vai ganhar com isso?

A resposta óbvia pode ser “Vou ganhar a pessoa amada de volta e vou ser feliz de novo”. Será?

 

O que a pessoa amada te trazia de bom quando estavam juntos? Você consegue ter isso estando só? O que você quer provar pra si mesmo?

Isso vai ajudar você a entender a situação de forma racional, pois nesse momento estamos fragilizados e não conseguimos raciocinar.

 

3ª Etapa: Raiva

 

Podemos também traduzir como “ego ferido”, aquela sensação de revolta, de raiva por não conseguirmos nosso objetivo de ter a pessoa de volta. Começamos a enxergar apenas os defeitos da pessoa, remoemos cada detalhe de tudo o que ela fez de errado, ficamos revoltados pela forma como deixamos isso acontecer, pensamos em mil e uma respostas para colocar a pessoa em seu devido lugar. Em alguns casos ligamos para pessoa para dizer umas “verdades” e postamos diversas indiretas nas redes sociais para deixar claro como estamos muito melhor sozinhos. A grande verdade é que estamos sofrendo, mas não queremos dar o braço a torcer.

 

Como o coaching pode te ajudar na conscientização da Raiva: Primeiro passo é entender o que está causando essa raiva. É o seu/sua ex? Ou são outras questões pessoais?

Se faça a seguinte pergunta:

O que essa pessoa me fez para que eu sinta toda essa raiva? Qual a responsabilidade dessa pessoa nessas situações que me fazem sentir tanta raiva? E a mais importante pergunta:

 

Qual a minha responsabilidade nessas situações que me fazem sentir tanta raiva?

 

Sim, nós também temos responsabilidade pelo término assim como a outra pessoa. Da mesma forma que você se sente com raiva a outra pessoa também deve estar sentindo raiva de alguma coisa nessa separação.

A partir do momento que você se conscientizar de sua responsabilidade e da responsabilidade do outro, defina o que você pode mudar em você que não permita mais que situações como essas aconteçam em outros relacionamentos.

 

 

 

Quando assumimos nossas responsabilidades e nos comprometemos a mudar assumimos as rédeas de nossa vida.

Quando colocamos 100% da responsabilidade nas outras pessoas, são elas que nos conduzem, perdemos nossa direção. Pense nisso!

 

Na continuação desta série, vamos nos aprofundar no processo de cura do Luto – Tristeza e Aceitação (Superação).

 

Estamos juntos!

 

________

adriana*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]