(En) Lutar – Superar – Amar – PARTE 2

* Por Adriana Cubas

Negação, negociação e raiva… na primeira parte dessa série (*colocar o link do texto anterior) vimos e entendemos como funciona o processo de luto dentro de separações amorosas.

Cada fase do luto, além de ser um processo de cura e aceitação de uma separação, também é uma grande oportunidade de nos conhecermos, entendermos nossos sentimentos, emoções e nossa visão de amor e relacionamentos. Será que estamos realmente conectados a uma ideia saudável de relacionamento?

Nesse texto, finalizamos as fases do luto com duas etapas importantes – Tristeza e Superação – e que se vivida com consciência e coração aberto podemos descobrir se o que queremos está verdadeiramente conectado que estamos recebendo.

luto2

Vamos juntos!

4ª Etapa: Tristeza
Enfim chega a fase que cai a ficha da separação, e uma dor aguda no peito vem como uma avalanche, uma sensação de vazio invade o coração, seu mundo literalmente caiu…
Em alguns casos a dor chega a ser física, a tristeza se instala profundamente, de modo que acreditamos que nunca mais encontraremos o amor novamente. E para “melhorar” a situação, esquecemos o motivo pelo qual terminamos, a saudade começa a aparecer e somos acometidos por uma amnésia emocional onde deletamos do nosso cérebro as partes ruins do namoro e só nos lembramos dos bons momentos.

Como o coaching pode te ajudar na conscientização da Tristeza : Quando você fica doente, de cama, o que você geralmente faz para melhorar? Fica de repouso, toma as vitaminas e remédios que o médico lhe receita, se alimenta bem, etc.

Pois bem, a fase da tristeza exige cuidados, pessoas positivas ao seu lado, paciência e carinho. O primeiro passo é se afastar de qualquer coisa e situação que lhe faça lembrar o/a ex, isso faz com que você se conecte a uma realidade que não existe mais. Delete seu/sua ex de suas redes sociais, de sua agenda no celular, do Skype ou de qualquer outro meio de comunicação que vocês tinham em comum.

Você deve estar se perguntando: “Poxa, mais isso não seria infantilidade minha, ou picuinha?”.
Não, não é infantilidade nem picuinha, deletar o/a ex de suas redes sociais é uma forma de você se resguardar. Não significa que você tem que excluir ele/ela para sempre, neste momento você está se curando, se desintoxicando e ficar recebendo atualizações das baladas, viagens e “ficantes” do/da ex não vai ajuda-lo neste processo não é mesmo? Dependendo do caso é uma medida temporária ou definitiva, analise e veja o que é melhor para esse momento.

Coloque limites também para os amigos que queiram lhe trazer noticias do/da ex. Guarde em um lugar onde não tenha fácil acesso fotos, cartas, objetos e roupas que lembre o seu ex- relacionamento. Ficar velando esses objetos além de não trazer a pessoa de volta ainda vai abrir mais a ferida.
Energeticamente ficamos ligados a pessoa e de uma forma negativa, pois a ligação está no passado, em algo que não existe mais e isso só consome nossa energia. Conecte-se com aquilo que você gosta, com aquilo que lhe traga alegria, prazer, paz.

O que você gosta? Quais as coisas que você deixou de fazer quando estava no relacionamento?
Faça uma lista de tudo aquilo que você gosta e que faz tempo que não faz. Redescubra-se!
Saia com seus amigos de verdade, pessoas que querem o seu bem, ocupe-se com coisas positivas, bons livros, filmes, faça atividades físicas que você gosta. Faça tudo no seu ritmo, no seu tempo, reconheça a tristeza, mas com sabedoria. Observe quais aprendizados esse momento lhe traz.

“Eu não posso ser uma super heroína agora/ Até corações feitos de aço podem quebrar
Eu não sou a Joana D’Arc…não ainda/Eu sou apenas um ser humano”
“Joan of Arc”, música Madonna

5ª Fase –Superação
“E quando a lagarta pensou que o mundo tinha acabado… Ela virou Borboleta”.

Essa bela frase do poeta Lamartine prenuncia a próxima e última fase do luto: Superação!
Finalmente você se sente novamente na sua pele, o processo de luto vivenciado com consciência promove essa paz de espírito no final. Você consegue entender o que aconteceu com serenidade, sem raiva ou mágoa de seu/sua ex, entende que fez parte de sua vida e que o aprendizado que a dor lhe trouxe fez de você uma pessoa mais madura e melhor. E principalmente, aprendeu muito sobre você e agora pode escolher melhor o que quer.

Como o coaching pode te ajudar na conscientização da Superação: Neste momento chegou a hora de você determinar o que você quer de um relacionamento.
Responda as seguintes perguntas:
1. O que eu quero encontrar? Um namorado (a)? Um marido? Uma esposa?
2. Quais qualidades ele/ela deve ter?
3. Você tem as qualidades que procura em um novo parceiro(a)? Se não, o que você pode mudar para ser aquilo que deseja ter?
4. Que tipo de relacionamento você quer viver junto com esta pessoa?

Escreva as respostas e coloque Intenção e Consciência naquilo que você quer daqui para frente. Lembre-se, quando assumimos a responsabilidade por nossa vida, somos criadores de nosso destino, protagonistas de nossa vida.
O tempo ajuda a curar as dores, mas o tempo sozinho não faz milagres!

Espero que essa série sobre as fases do luto tenha ajudado você a passar por esse momento com mais consciência, que lhe de a força e a serenidade necessária para se redescobrir e sair do casulo, assumindo novamente as rédeas de sua vida e conectados a um propósito melhor em relação ao amor e relacionamentos.

Muito Amor pra você!

________

adriana*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]