Você nunca vai descobrir a causa do seu sofrimento

Quebrando o mito sobre a causa do sofrimento
* Por Frederico Mattos

Há uma tendência disseminada na mentalidade coletiva de fazer associações simplistas entre causa e efeito, principalmente nos assuntos psicológicos.

Basta surgir um fenômeno perturbador e imediatamente associamos sua causa com algum evento aparentemente parecido que explicaria unicamente sua origem. Aliás, confundimos a idéia de origem com causa, pois um comportamento pode ter origens tão remotas que se subdividem e espargem de maneira tão indefinível que ficar especulando onde tudo começou não faria nenhum efeito definitivo.

O que é mais importante, descobrir onde surgiu o sentimento de carência no passado de uma mãe negligente, de um pai abusivo, de uma infância de privações materiais, de uma mudança excessiva de locais de moradia, de pré-disposições biológicas ou capturar o disparador desse hábito mental?

A busca por uma genealogia do comportamento pode criar uma obsessão de Sherlock Holmes completamente inútil e improdutiva. Qual seria a utilidade de saber que a mãe foi uma dançarina de cabaré ou que o pai matou o primo? Isso explicaria e faria mudar seu medo de se entregar amorosamente? Será?

Dois fenômenos podem estar correlacionados o que não implica uma causação óbvia

E certo que existem teias comportamentais que se replicam em gerações subseqüentes, mas identificar um fator influenciador não desarma a bomba, ao contrario, pode criar um outro tipo de projeção depreciativa sobre as gerações anteriores “eles foram degenerados e eu estou pagando por isso, por isso sou infeliz”.

No fundo, a busca pelas causas tal como fazemos, de modo simplista e culpabilizante, é só uma tentativa de terceirizar os próprios fracassos e medos. A suposta iluminação vinda do insight revelador costuma ter prazo de validade curto, até o próximo tropeço e nova busca arqueológica, afinal, “não deve ter sido exatamente aquela causa, deve haver outra”…

____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094