A moral dos homens está em baixa

Postei uma frase do querido Rodolfo Viana  no meu Facebook e se seguiu uma série de cometários de alguns que viam poesia na vida e outros que viam uma realidade dita crua e dura da realidade.

Cuidado com essa mensagem "ingênua"

A frase:

“Quando um homem diz a uma mulher “faça um filho comigo”, não há demonstração de amor maior. Pode-se borrar o céu com o nome da mulher, fazer serenatas, entregar-lhe todas as flores do mundo, prometer a lua. Mas um filho é desejar viver além da vida, é criar para perpetuar, é tornar aquele enlace imortal.” [leia o texto lindo na íntegra]

Mas quero discutir outra coisa. Parece que quando se fala de comportamento masculino existe sempre alguém com uma pedra na mão disposto a atirar sem dó na tal imagem dos homens. Isso mesmo, no plural, medindo todos por um ou dois.

Sempre me pergunto quem são essas mulheres sempre vítimas sucessivas de homens cruéis, insensíveis e sem coração. Parecem que depois de algumas tentativas mal sucedidas adotam uma visão derrotista e amarga da vida como se TODOS OS HOMENS sem distinção passassem a pertencer à categoria do bizarro, monstruoso e bestial.

Acho isso uma pena.

Basta ver um homem caído entre algumas mulheres que o chutam e ela vai lá como uma arruaceira ocasional chutar também, sem nem saber quem e porque está caído. Essa mentalidade de torcida organizada é bem perigosa por um único motivo: são as mulheres que engravidam de homens e que os criam.

São as mulheres que escolhem seus pares e educam seus filhos homens que serão futuros “homens maus”. Alguém está colaborando com isso…

Toda mulher convive com homens como maridos, amigos, filhos, primos e muitas vezes são coniventes com muitas ações masculinas ditas covardes ou cruéis. São essas mesmas mulheres que toleram abertamente pequenos atos de humilhação, agressão expressa ou sutil e apelam para o tal cafajeste em tempos de jejum sexual.

Elas amamentam os filhos mimados que serão os futuros sacanas que tanto acusam.

As mulheres criam e acabam com o romantismo sem o perceber.

Isso não exclui nenhuma responsabilidade dos homens pelo que fazem. [já escrevi para eles aqui]

Mas em tempo que a moral dos homens está em baixa é muito fácil dar o pontapé anônimo e generalizar a fama. Os caras que agem bem parecem que não são homens, viraram outra coisa [sobre os fofos]. Homem mesmo é associado com mau caratismo e leviandade.

Mas quando vejo as mulheres falando dos HOMENS sem caréter e blábláblá sei que elas estão falando no fundo do cara por quem sentiram um chamego grande, daqueles de doer o coração quando acaba. Não é do homem coletivo que estão falando apesar de parecer que falam de todos. Elas mesmas sabem que muito cara de bom coração que se aproximou elas próprias dispensaram por alegar que são bobos, moles ou sem sex appeal. Não tiveram disposição de instigar a pegada, isso se aprende [veja como]

Como já virou senso comum idealizar a mulher como pobre coitada e o homem como ser cruel é mais fácil seguir nesse neo-machismo as avessas.

Desequilibrar a balança desse jeito não é a melhor forma de avançar no diálogo de gêneros.

Em essência todo mundo quer ser feliz. Criar um abismo nessa comunicação para por na mesa o ressentimento socio-histórico das mulheres ao longo dos séculos não adianta nada. Melhor assumir aquele ressentimento do homem que tem nome e sobrenome em sua vida.

Sinto os homens derrotados moralmente e com receio de reagir e expressar o que pensam. Eu mesmo noto reação tão diferentes aqui no blog. Quando falo de uma ação masculina problemática é uma chuva de apoios (e até os homens baixam a cabeça e aceitam), mas quando falo do mesmo comportamento na versão feminina recebo ataques sutis e tentativas infantis de inversão de raciocínio do tipo “mas os homens também são assim”. Poucas vezes vejo mulheres sensatas que dizem “sim, independente do que os homens fazem assumo minha dificuldade em amadurecer”. Isso atrasa a todos, pois não se olha a questão central, seja homem ou mulher todos estão propensos a agir como crianças.

Nos relacionamentos isso é ainda pior, no final o homem sempre sai derrotado por uma suposta maturidade feminina. [leia mais]

Amor é pra gente grande, mas o que vejo é que nos comportamos como crianças querendo brincar com coisa séria e convictos que não tratamos os outros como bonecas e carrinhos.

Muito se deve fazer para soerguer os direitos femininos tirados pelos homens ao longo da história, mas condenar cada comportamento masculino sob pretexto de salvaguardar o bem-estar das mulheres também não acho prudente. É bom deixar claro que não é dos HOMENS que se fala e sim da mágoa pessoal específica daquele cara que você bem lembra o nome mas NÃO QUER esquecer… [leia mais]

___________________


Artigos relacionados 

7 coisas que revelam a infantilidade de uma mulher – parte 1 de 2

“Ele me deixou e não deu explicações”

Tomei um pé na bunda! 

Eu tenho medo de me apaixonar

Você nunca mais vai amar do mesmo jeito

Por que meu relacionamento acabou?

Amor profundo

Todo amor é platônico

As várias máscaras do amor

Amor e histórias inacabadas

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts