Culpa e ansiedade na alimentação

*Por Josi Bessa, nutrição

A alimentação nos últimos anos vem ganhando regras dicotômicas, onde existem mocinhos e vilões. Não há espaço para ser outra coisa, além disso, é tudo ou nada.

A falta de abertura na refeição é sufocante, pois ao passo que se cria ou obedece regras rígidas e sem fundamento a culpa inevitavelmente surge. Os pedidos de desculpa não ficam de fora desse cenário.

Tira foto da comida, posta no instagram e usa #gordice, #jaquei, #amanhavoltopradieta. Esses termos e tantos outros escondem uma culpa. Na verdade a pessoa quer dizer: “Desculpa, não consegui seguir as regras e fiz “gordice”. Aqui está a foto do meu ato falho” e na mesma hora surge comentários inocentando a pessoa do ato tão “grave”, pois em alguma medida todos nós sentimos que não conseguimos atingir o patamar da alimentação saudável. Parece que apenas algumas pessoas foram agraciadas com esse dom, por exemplo, modelos, nutricionistas, educadores físicos e blogueiros fitness.

Para evitar o sentimento de culpa surge o autocontrole. “Eu preciso me controlar diante de um brigadeiro!”; “Vou para um casamento, não comerei bolo e levarei marmita, assim não fico perto das tentações”.

A pessoa fica ansiosa só de imaginar que estará perto de uma grande oferta de comida e tenta se “proteger” de todas as formas, pois sua vida saudável não permite meio termo.

O que eu percebo no cenário atual da alimentação, motivado pela culpa e ansiedade, é que pensamentos como esses causam uma certa sensação de incapacidade e pensamento de tudo ou nada. Ou como 5 barras de chocolate ou não como. Ou como salada todos os dias ou não sou saudável.

Alimentação é mais do que isso. Alimentação é fluidez. Não dá para engessar algo tão cheio de significados. Comemos porque é gostoso, Comemos porque é nutritivo, Comemos para celebrar.

Todos podem ter uma alimentação saudável! A questão é o que VOCÊ vai estabelecer como regra na sua alimentação de acordo com a sua vida. Lembre-se de usar sempre a flexibilidade.

Beijos e até a próxima!

_________

*Joseane Bessa – Sonhadora, estudante de nutrição e determinada. Negra, crespa, paulistana com coração de baiana, fascinada com a interação da psicologia e da nutrição. Ama comer e é apaixonada por bolo de prestígio. Escreve no seu blog www.gostoleve.com