Sedutor e superficial – Transtorno de personalidade histriônica

* Por Frederico Mattos

Você já deve ter conhecido uma pessoa que age assim:
• Parece sempre dramática
• Assuntos e visões superficiais
• Faz escolhas baseada nas emoções do momento
• Preocupação constante com sua vida amorosa
• É influenciável por uma notícia, uma opinião alheia ou uma suposta autoridade no assunto
• Parece sempre estar seduzindo os outros ou imaginando que os outros a desejam
• Muito preocupada com a aparência física e o envelhecimento
• Oscilação constante da autoestima
• Necessidade de ser o centro das atenções (beleza, esperteza, status)
• Inveja (não assumida) de pessoas que se destacam ou acha que sempre está sendo alvo de inveja
• Se entendia com facilidade (pensa secretamente que deve ter déficit de atenção) porque não tem real interesse pelas coisas ou empatia pelas pessoas
• Apego a tudo o que está na moda e não raro é consumista
• Dificuldade em pensar em longo prazo e fazer poupança
• Falta de foco pessoal por se sentir indecisa ou insegura
• Tende a agir sempre baseada em seus próprios interesses
• Não raro é vista como uma pessoa interesseira
• Busca soluções sempre externas e dificilmente tem capacidade de análise
• Não raro são traiçoeiras, mesmo que aleguem ter seguido “seu coração”
• Dificuldade de agir racionalmente , seja porque não se sente muito inteligente ou por agir impulsivamente
• Busca de procedimentos estéticos (beirando o exagero em muitos casos)
• Medo de doença e velhice (situações em que não pode usar seu artifício sedutor)
• Com alguma frequência sofreu abuso na infância
• Baixo senso de praticidade
• Busca desproporcional de satisfação sexual
• Apego a ideologias e uma espiritualidade, mas de forma frágil e superficial, como se fosse uma proteção de más influências externas e não por uma prática pessoal de profundidade

Essas são as principais características dos portadores de Transtorno de Personalidade Histriônica. Em sua maioria acomete mulheres e passa despercebido em diagnósticos psiquiátricos por não ser tão fácil sua detecção.

A cultura vê essas pessoas com esse transtornos de um modo estereotipado. Quando homens são taxados como tolos/cafajestes/don Juans e as mulheres como vazias/periguetes.

Sua vida amorosa costuma ser muito conturbada por 9 motivos
1- Sua oscilação de humor e incapacidade de analisar suas intenções e comportamentos fazem ela brigar sem motivo aparente
2- Sua necessidade de seduzir e flertar com outras possibilidades amorosas (ainda que não concretize) costuma causar ataques de ciúmes nos outros
3- Suas promessas pessoais são pouco duradouras e é capaz de trocar seus parceiros se acha que não foi bem tratada ou se passou por alguma contrariedade momentânea
4- Costuma achar que é injustiçada em seus relacionamentos e tratada com descaso (mesmo que ela própria não se envolva profundamente)
5- Mesmo aparentando gostar de sexo nem sempre tem real prazer orgástico
6- Costuma procurar respostas mágicas para explicar seu destino amoroso como horóscopo, cartomantes e curandeiros (fuga da responsabilidade pessoal)
7- Incapacidade de lidar com seu vazio emocional (cria cobranças impossíveis sobre seu parceiro) e sua carência afetiva (necessidade de monopolizar todas as atenções pessoais)
8- Acaba se unindo maritalmente com pessoas com maior poder aquisitivo mesmo que mantenham um relacionamento paralelo
9- Frieza para trocar de parceiros

Sua vida profissional também é complicada:
1- Frequentemente procura trabalhos que privilegiem o uso da aparência, da sensualidade e da “arte” para obter benefícios exclusivamente financeiros
2- Tendência a não se estabilizar no trabalho e resistir às pressões
3- Tendência a se entediar com muita facilidade nas suas atividades
4- Troca de interesses profissionais (apego ao que está na moda)
5- Não raramente se envolve amorosa ou sexualmente por pessoas do trabalho (com preferência a pessoas de alto poder aquisitivo) e acaba se prejudicando ou perdendo credibilidade
6- Falta de senso de propósito pessoal

Nas amizades tem dificuldade também:
1- Dificuldade em manter amizades de longa duração (alega que foi alvo de inveja e trairagem)
2- Desconfiança na lealdade dos outros (mesmo ela própria sendo traiçoeira)
3- Competitividade mascarada de conflitos de interesse
4- Busca de amigos “baba-ovo” que a idolatrem sem questionamento
5- Brigas por causa de disputa amorosa
6- Dificuldade de manter promessas e ter profundidade nos assuntos e interesses
7- Cansa facilmente das amizades, principalmente quando é contrariada ou rejeitada

Velhice

Normalmente as portadoras de transtorno de personalidade histriônica acabam suas vidas de forma deplorável e amargurada, utilizando algum tipo de remédio cronicamente, álcool ou substância química para “regular” seu humor. Alguns casos de suicídio indireto são comuns.

Casamento

Seus casamentos são recheados de confusão, insatisfação, brigas e tem pouca durabilidade. Por isso mudam de parceiro com grande frequência até acabar o ciclo de paixão-desgaste-término.

Maternidade

Se foi mãe, normalmente, tende a ser negligente e impaciente com os filhos. Costuma ser competitiva, especialmente com a filha mulher e até tentando se vestir de forma jovial (não que seja uma regra).
Com alguma frequência tem uma relação conturbada com os filhos por não ter um senso de praticidade ou moralidade estável.

Na terapia

Normalmente essa pessoa procura ajuda profissional por apresentar um quadro de ansiedade, depressão ou questões amorosas.

A ansiedade se deve à sua necessidade de chamar a atenção das pessoas e nem sempre ser recompensada por isso. A depressão a acomete por ser muito sugestionável e influenciável por acontecimentos externos e não ter um guia moral interno para se firmar.

O seu diagnóstico e tratamento é muito difícil, pois raramente se engaja numa terapia por tempo suficiente. Quando o faz costuma se submeter a terapeutas com comportamento maternal ou que usa recursos místicos que não a confrontem com suas dificuldades.

Normalmente adotam um comportamento sedutor passivo (ingenuidade, confusão, incapacidade de compreender as interpretações) ou sedutor ativo (turvando a visão do profissional com apelos sexuais seja em homens ou mulheres). Esse é um jeito de se protegerem do avanço da terapia, assim como fazem com qualquer relação.

Histórico Familiar

As origens do problema são difíceis de definir, mas de modo geral a pessoa vem de uma família menos estruturada, com regras inconsistentes, com pais sedutores, que compensam a presença inconstante e emocional volúvel por comportamento charmoso e as vezes erótico. Não raro foram vítimas de abuso sexual e emocional, sendo “rendidas” por alienação parental.

É importante procurar ajuda terapêutica o quanto antes, sabendo que dependerá de muito esforço e dedicação para uma mudança consistente.

***
Leia mais

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

Transtorno de personalidade borderline

Transtorno de personalidade obsessiva

Transtorno do pânico

Depressão

Esquizofrenia

Transtorno bipolar

Transtorno de personalidade narcisista
__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094