Transtornos de personalidade: o narcisista

Você está apaixonado? Ele está mais. Você está doente? Ele vai morrer. Você teve uma promoção? Ele teve duas em menos de 2 meses. Você vai viajar? Ele já conheceu a Europa 15 vezes.

Gênio, mas cheio de si

Verdade ou não a pessoa com Transtorno de Personalide Narcisista acredita que sim. Ele tem um conceito ultra-elevado de si mesmo. Ela está certa de que é a melhor em tudo e sempre destacada e talentosa em tudo o que decidir fazer. Nenhum obstáculo é o suficiente para ela, dona de um otimismo desmedido é capaz de ventilar para os 4 cantos do mundo o quão bem sucedida é.

Sua palavra favorita: EU, ainda que use o discurso de nós.

Não se constrange com sua platéia que, aliás tem que ser abundante (sempre tem um puxa-saco ao lado) para validar todo o seu repertório de feitos.

Nas conversas é comum que domine o assunto e raramente ouve o que os outros falam de verdade, parece sempre agitada e “distraída”. Falta-lhe empatia, pois no filme da vida é sempre o ator principal, jamais um coadjuvante ou figurante. Um poço de orgulho, como dizem.

Sofre da “síndrome de ambulância”, pois acredita que um tapete vermelho deveria ser aberto (se sentem especiais) a cada passo seu. O transito é seu lugar favorito para se aborrecer, afinal como os outros carros ousam estar na rua na hora que ele passa?

Está sempre procurando um holofote e se aproximando das pessoas “certas” e influentes para poder pouco a pouco chegar ao estrelato. As vezes conta histórias que não existiram somente para poder usufruir do prestígio fictício ou estar entre seus “iguais” super-poderosos.

Sabe como ninguém articular caminhos para se dar bem, motivo pelo qual acaba assumindo posições de destaque e liderança (CEOS, líderes religiosos, artistas, músicos).

São muito sensíveis à críticas, pois  levantam sua autoestima na reputação que constroem, e preocupadas com o que os outros vão pensar. Dificilmente admitem fraqueza ou medo, raramente pedem ajuda ou se recebem tem extrema dificuldade em expressar gratidão ou carinho. Gostam de manter a pose de superioridade, começam mil projeto e conclue pouca coisa (depois dos flashs iniciais tudo perde a graça)

Se irrita quando os demais não se sujeitam às suas ideias, pensamentos ou não obedecem ao que anseia. Ela é escrava da veneração dos outros e acha um ultraje quando alguém a rejeita profissonal ou amorosamente (afinal como pode ser dispensada sendo tão fantástica). Seus sonhos nunca são modestos e parece que está sempre possuída de uma grandiosidade que oprime quem esteja por perto.

Na família são pessoas admiráveis, mas implacáveis com falhas, erros ou manchas, tudo deve seguir perfeitamente.

Quando assistem TV costumam fazer comentários do tipo “eu faria melhor no lugar desse sujeito” ou “eu vou dizer o que esse cara faz de errado” (preconceituosos) ou critica o tempo todo o desempenho dos outros (reclama e diz que todos são incompetentes).

No trabalho são opressivos de formas abertas ou sutis gerando um clima de cobrança constante (ainda que não façam sua parte) e sempre dão um jeito de se livrar do trabalho braçal.

Acredita que todos o invejam e sempre está tentando se desviar do olho-gordo dos demais. É o tipo de pessoa que gosta de privilégios (pechincha, fura-fila, consegue “esquemas”), pensa que todos deveriam facilitar o seu caminho e atender prontamente suas vontades. Se ressente facilmente e poucas vezes perdoa alguém, afinal tem um bom motivo para justificar tudo.

Nem preciso dizer que é incapaz de reconhecer os próprios erros e agir com flexibilidade (teimosia). Costuma se entediar rápido com a sua rotina (tudo é chato) e se cansar logo de relacionamentos (que sempre perdem a graça e caem na rotina).

Por tanto perfeccionismo, alguns não conseguem o êxito que gostariam e se isso acontece podem cair numa depressão abissal, as vezes chegar a cometer suicídio (vide Hitler).

Insatisfação crônica é com ele mesmo. Mimos e explosões de raiva também.

______________________

NOVA PALESTRA EM SÃO PAULO no dia 2 de junho de 2012 (sábado) das 14h as 17h sobre                           O PODER DA ENERGIA FEMININA    [CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS]

_____________________
Leia
sobre mais transtornos

Arrogância disfarçada de insegurança

7 pecados – orgulho

O que é um transtorno de personalidade

Transtorno de personalidade obsessiva – certinhos

Transtorno de personalidade histriônica – os dramáticos

Ansiedade

Transtorno Bipolar

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Síndrome do Pânico

Transtorno Depressivo

Esquizofrenia

Eu sou maluco?

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094