Carta para uma suicida – dia #19 [sobre alternativas]

Sobre alternativas

*Por Frederico Mattos

Quando me contam sobre a virtude de uma pessoa eu fico bem atento, me conta mais, eu digo. “Ah, ele é bom, honesto, legal, cuidadoso”. Sei, e ele é o tipo de pessoa que seria capaz de ser o avesso disso? – replico. “Bem, acho que não, ele seria incapaz de uma malvadeza”.

Não acredito nesse tipo de virtude insossa. Virtude, no meu íntimo, é estar diariamente administrando o tigre que carregamos dentro de nós. Eu mesmo não me sinto virtuoso, sou muito covarde para ser uma pessoa daquelas malditas, acho que já fui mais quando meus demônios me atormentavam, mas hoje a bondade que me cabe é uma espécie de prêmio de consolação por eu não ser muito malandro.

Virtuosa mesmo é a pessoa que tem a alternativa de fazer centenas de bobagens e não fazer. Aquele cara frágil, meio acanhado, meio inadaptado na vida, para ele ser bom não é muito virtuoso. Ele não tem essa alternativa real. Virtude é nadar contra a própria correnteza.

Imagina aquela pessoa brava de dar nos nervos, agitada que só um diabo da Tasmânia, e mesmo assim ela se esforça para agir com temperança. Isso é virtude. Dieta boa é aquela que você precisa pensar para fazer, para quem é fácil não há virtude. Quem come que nem passarinho não faz dieta, apenas segue o protocolo habitual.

Ficar vivo, para quem quer morrer, é uma virtude, V., é saber-se escolhendo todo dia entre a alternativa de rasgar a própria carne e viver, e seguir vivendo. Para quem já vive fácil seguir vivendo não é virtude.

Até mesmo porque ninguém é obrigado a ser virtuoso, que fique claro isso…

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094