Carta para uma suicida – dia #21 [sobre amizades]

Sobre amizades

*Por Frederico Mattos

Amizade é uma coisa estranha, não sabemos como começou direito e até quando vai durar, é a eletividade por natureza. Com quase trinta e seis anos, já tive algumas vidas dentro dessa vida, algumas amizades sobreviveram, mas a maioria se desfez.

Cada novo Fred que ia nascendo tornava difícil arrastar amigos do Fred antigo junto. Eu me esforçava (nem sempre), mas via como algo difícil. Para quem é criterioso (as vezes chato), a amizade é uma ciência.

Tenho cultivado plantas em casa, elas são como as amizades, o menor descuido, em especial no começo e em fases difíceis pode custar a vida da planta.

Não sei se você tem amigos, V., mas deveria ter, pois isso iria impor um duplo desafio. O primeiro é de ter que cuidar de alguém e normalmente somos bem preguiçosos para fazer isso. O amigo é um bichinho que é alimentado de boas coisas, claro, se for uma pessoa razoável e sensata. Isso a “obrigaria” (já aprendemos que não existe real obrigação para nada) a ser atenta com alguém.

O outro desafio é o de ser forçada a construir uma amizade com sua futura versão. Não raramente, quando estamos em fases ruins da vida temos a tendência de nos filiar em amizades bem doentias. Essas amizades são aquelas que reforçam o nosso pior, são azedas, críticas e falsas apoiadoras (nos ajudam nos pondo para baixo).

Para seguir vivendo numa rede boa será preciso trazer algo de bonito para o meio de campo, entregar algo de qualidade para receber algo no mesmo nível. Começar a procurar em lugares onde se tem o mesmo gosto, os mesmos interesses (mesmo que tenha que inventá-los) costuma ser uma boa estratégia.

A amizade certamente não cairá do céu, esteja atenta, sensível, disponível, é como uma paquera, precisa haver uma real vantagem percebida do outro lado para seguir no contato.

Basicamente insisto nesse ponto, porque amizades salvam vidas, elas nos fazem seguir, na marcha da vida, para um lugar melhor…

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094