Carta para uma suicida – dia #16 [sobre emoções]

Sobre emoções

*Por Frederico Mattos

Emoções são coisas lindas, nos alertam, nos abraçam, nos desaceleram, nos apontam para o momento presente, para algo valioso.

Aprendemos muito cedo que as emoções são perigosas que podem nos fazer perder o controle ou ser desumanos. Nada pode estar mais errado que isso. É exatamente porque não ouvimos as nossas emoções que elas nos dominam.

Uma pessoa se sente triste porque soube de um jantar de seus amigos a qual não foi convidada. Mas ela não ouve sua tristeza, acha que isso seria admitir uma fraqueza, quer ficar forte, na sequência afirma para si que não precisa tanto dos amigos, o que não é verdade, mas para não sentir o medo da rejeição, outra emoção que ela passa por cima, acaba pensando numa característica negativa de um membro do grupo, ela quer se sentir superior por alguns minutos, logo sente raiva, e a raiva ela se permite sentir, pois acredita que há uma certa dignidade na raiva, a raiva segundo ela parece criar uma força ou um empoderamento, na sequência toma o telefone e liga para uma amiga reivindicando explicações, acaba ofendendo a amiga e urrando em lágrimas. Para atenuar e não prosseguir na desentendimento a amiga confidencia: “estávamos preparando sua festa de aniversário surpresa”…

O que teria acontecido se ouvisse sua tristeza? Ela teria dito: gostaria de estar próximo de meus amigos, que tal buscar ficar próximo deles?

A emoção primária, a tristeza, tinha uma mensagem clara, algo fazia falta e seria só buscar isso. Mas as crenças que adotamos de que as emoções são boas ou ruins, úteis ou inúteis acabam por nos induzir a agir pela tangente, seja por orgulho, medo de ser enganado ou por medo de ser ferido.

Eu vivo para celebrar um mundo onde possamos ouvir a voz silenciosa das emoções, conhecer os valores que estão por trás delas, inclusive as crenças distorcidas que apoiam certas emoções e que nos impedem de encarar a realidade de um jeito lúcido.

Portanto, V. suas emoções são uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento e podem levá-la a um entendimento maior do que vai mais fundo do que você possa imaginar.

_____

*Frederico Mattos, psicólogo clínico e escritor
Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094