Carta para uma suicida – dia #17 [sobre motivação]

Sobre motivação

*Por Frederico Mattos

Sair da cama num dia frio não é fácil, as vezes queremos estar mortos, quando estamos enterrados nos nossos pés tudo parece difícil.

Não acredito em sentir alegria para sair da cama, acredito em sair da cama, mesmo sem motivo. Acordar cedo para mim é uma verdadeira desgraça, não resmungo, mas sempre poderia dormir mais. Nunca estou motivado, mesmo amando a minha vida.

Mas tem um detalhe, nunca fico me perguntando todo dia pelo que estou vivendo, estou apenas vivendo. Minha motivação é varrer areia, é um trabalho interminável. Nunca acho que necessariamente vai ficar mais bonito ou melhor, apenas sigo varrendo. Quando faço exercícios físicos eu odeio, do fundo meu coração, mas eu faço, tento tornar aquilo menos ruim como um meio de treinar minha concentração e meu contato com meu corpo. Sabe, V. sou meio cognitivo, como um cérebro voando na vida, se deixar não tomo água.

Sei que as pessoas dizem que você precisa ter motivação, esqueça esses conselhos ingênuos. Quem precisa de motivação não tem motivação. Simplesmente saia da cama, use seu masoquismo para torturar a si mesma, não pergunte como, para quê e nem quando, apenas saia. Raramente deixo o soneca do celular apertado, se terei que pular na água gelada eu pulo logo. Pulo detestando, mas prefiro do que pular na minha imaginação e de verdade.

Depois que saio da cama vou rolando pelo dia, daí começa a ficar menos difícil. No meio do caminho as pessoas me salvam de mim, aquela leseira dá lugar para interação, a interação me coloca à serviço dos outros. Sou psicólogo, é fácil falar isso, mas você pode se forçar a trombar com pessoas no seu cotidiano. Elas não precisam ser da sua família, basta respirarem, um cachorro serve também.

Mas não espere a maldita motivação, apenas faça, e crie hábito, com o tempo fica menos ruim. No meu caso nunca fica bom, mas menos ruim já começa a parecer excelente. Então, comece o dia como der, mas termine ele com mais empenho, você não pode definir como começa o seu dia, mas pode decidir como ele vai desenrolar…

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094