Carta para uma suicida – dia #25 [sobre dependência emocional]
Sobre dependência emocional
*Por Frederico Mattos
Somos todos dependentes uns dos outros. Ressalto: TODOS. Há os que admitem, e os que não.
Há uma epidemia moderna que eu chamo de autossuficiência tóxica que torna todas as pessoas afetivas, sensíveis e humanas digna de rótulos: carente, dependente e fraca.
Assumir a dependência emocional é um ato heróico num mundo onde a ordem expressa é que ninguém é de ninguém e não é desejável que se preciso demasiado dos outros.
Qual seria então o limite razoável de saúde emocional para a dependência. Se ela é exercida por ambos de forma reciproca e mesmo assim as partes sabem ser independentes não há problema.
O problema da dependência é quando só um parece parasitar o outro ou se a dupla é incapaz de efetivamente seguir a vida com leveza e autossuficiência. Mas a solidão tóxica, de quem não se deixar necessitar do outro me parece mais problemático do que quem tem sua tendência a necessitar demais.
Imagino que depender de uma pessoa só na vida toda deva ser algo problemático, é preciso colocar nosso coração em vários quintais. Precisamos nos esparramar pelo mundo, derramar nosso coração para além de nós mesmos, não sermos exclusivos para a vida. Se você se dá conta dessa teia da vida, onde estamos pendurados no tecido da sociedade, então você começa a entender que cada ação que temos impacto o mundo. Quando uma pessoa amadurece todo o mundo ganha essa inspiração, quando alguém cai sobre a própria dor a humana se ajoelha também…
_____
Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.
Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”
Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]
Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos Snapchat – FREDPSI
Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094