Carta para uma suicida – dia #30 [sobre recomeço]

Sobre recomeço

*Por Frederico Mattos

Fico sempre imaginando como uma pessoa se sente quando sai da cadeia. Ela enfrentou o inferno antes de ser mandada para lá até culminar no que a levou para atrás das grades, piorou com a falta de liberdade, mas o pior é não fazer a menor ideia de como se reinserir com um carimbo de degenerado social.

As vezes nos sentimos assim, sem rumo.

Sabe, esses trinta dias de cartas para você foram infernais, eu dizia para mim mesmo quando estava diante do computador: “você precisa respeitar a decisão dela, esse é o melhor que vocês podem fazer juntos, escrever e ler os textos”.

Eu brigava entre tentar convencê-la a ficar e a respeitar seu direito de partir. Seria muito arrogante de minha parte achar que 30 textos salvariam sua vida, mas eu queria do fundo do meu coração que se você resolvesse partir que soubesse que ainda não tinha reconsiderado quase nada sobre a sua vida.

As vezes somos preguiçosos, achamos que já tentamos tudo. Sabe aquelas abdominais sem vergonhas que chamamos de “tentar malhar”? Pois bem, é isso que fazemos. Na maior parte das vezes o que chamamos de tentar é só se debater sem nenhum esforço direcionado.

Agora para você, seja lá o que decidir você tem uma chance, na verdade todo dia uma nova chance vai se abrir diante de você. Um dia será o degrau para o seguinte, alguns você vai tropeçar, outros ficará parada, outros voltará duas casinhas, mas se olhar para a frente será melhor.

Nunca olhe para onde não quer ir, olhe para onde quer, e se eu puder sugerir queira sobreviver um dia mais. Não pense muito longe, isso congela a gente, pense no passo seguinte. Mas uma coisa irá ajudar, recorra às pessoas, elas são estranhas, malucas, as vezes mesquinhas e hostis, mas são a melhor coisa que estão à sua disposição. Se parecer que não tem ninguém, crie essas pessoas, vá atrás delas, elas estão meio perdidas como você, está tudo em casa.

Desejo do fundo do coração que seu recomeço será próspero, não perca contato, avise-nos sobre como anda sua vida. O recomeço é duro.

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094