“O tempo cura tudo”

Quando alguem fala que o tempo cura todos os males acho isso um pouco ingênuo. É como se o tempo existisse concretamente em nossas vidas e o passar dos ponteiros num relógio criasse uma mágica em nossa mente.

Seria tão bom se essa areia fizesse todo o trabalho que é meu

O envelhecimento não cria pessoas necessariamente mais sábias, felizes, menos egoístas ou maldosas. A aparente sensação de fraqueza física nao muda o carater e a personalidade de ninguém.

O que muda é a maneira que os conflitos se manifestam, canalhas também envelhecem. A diferença é que a fraqueza orgânica os impede de aplicar golpes tão engenhosos quanto na juventude.

O passar do tempo também não faz esquecer nada, apenas distrai a aparente sensação de proximidade de um estímulo que antes era recente.

Não é do tempo do calendário que estou falando.

Quando o tempo de fato “cura” alguma coisa o que as pessoas dizem sem o saber é que a perspectiva de algo mudou, ou seja, é a mente da pessoa que se reposicionou de tal forma que por uma nova atitude houve uma verdadeira reabilitação.

Então, o que muda com o passar das horas? Nada, se você assim deixar. Você pode piorar as coisas com o passar do tempo. Colocar mais caraminhola na sua cabeça, adotar visões radicais e deterministas das situações. Com o passar do tempo pode se endurecer ainda mais e afirmar coisas do tipo: “já vi muito nessa vida e não confio em mais ninguém”. Onde o tempo curou? Em nada, ele só deu mais chance da pessoa formular teorias distorcidas e criar mais mecanismos de defesa emocionais em torno de algo.

A memória é fantástica exatamente porque registra o que nossa emoção elege deixar marcado. O passar das horas pode criar uma reafirmação infinita que torna algo crônico.

O que cura é a mudança de perspectiva, o “eureca!” que pode acontecer em 1 minuto e em 30 anos. Para a mudança de perspectiva acontecer são necessárias posturas complementares: abertura, desprendimento e humildade.

Abertura para o novo. Isso pode acontecer com a perda das forças fisicas com certeza, novos valores podem ser disponibilizados para uma pessoa. Pense num homem que depositava toda sua autoestima na capacidade sexual e se vê impotente por conta de um cancer ou diabetes. Ele pode simplesmente se fechar amargurado e cheio de revolta, mas tambem pode repensar sua vida e tentar descobrir que ele está além do seu pênis. Esse aprendizado estava disponível a ele na primeira broxada com 15 anos de idade. Nao foi o tempo, foi sua resistencia a olhar o obvio diante do nariz. Ele era muito prepotente para estar aberto, mas podia não estar, independente da idade.

Desprendimento de certezas absolutas e assuntos fechados associada à abertura produz os milagres que atribuimos ao tempo. O novo se abriu, mas se eu não me dispus a abandonar o velho continusrei empacado, marcado pela ignorancia e rebatendo qualquer ideia que venha abrir meus olhos para uma verdade inevitável: nada nos pertence em definitivo.

As pessoas mudam, os desejos oscilam, as vontades se alternam, as coisas emboloram e a vida cessa. Nenhuma ideia pode resistir a isso, se apegar na permanência infinita de qualquer coisa é um fator causador de sofrimento. O sofrimento é sinal de apego à ideia de que nada pode perecer ou se afastar de nós, principalmente aquelas que elegemos como nossas favoritas.

Por ultimo é a humildade de reconhecer que as coisas são o que sao independentes de nosso controle que nos amplia os recursos do coração para aceitar aquilo que é doloroso aceitar. Você não é perfeito, as pessoas se enganam, se perdem, se iludem, se precipitam e tudo isso pode criar desconfortos que não tenham volta. Goste ou não terá que aceitar isso.

É no centro de nossa vontade mais genuína de permitir que as coisas sigam em frente que algo realmente muda.

Em essência é a postura de rendição à beleza da vida (as vezes amarga para o nosso ego mimado) que cura. Quem dera fosse o tempo, e todos esperaríamos no banco da praça para curar qualquer coisa…

_____________________

Você vai gostar de ler também.

 Deixe de levar a vida tão à sério
Deixe de ser dramático
Pare de se preocupar com a opinião dos outros
Pare de boicotar sua vida
 Se arrisque mais
Tenha grandes aspirações
Não se faça de coitadinho
Você consegue mudar se souber que pode
Seja realmente livre
Pare de condenar os outros
Sinta-se em casa em qualquer lugar
Pare de dar desculpas
Aprenda a cuidar de você mesmo
Pare de alimentar o medo
Saiba o que você quer da vida
Aprenda a silenciar a mente
Tente ser feliz por 30 dias
Acabe com seus preconceitos
Abra sua mente
Pare de ser teimoso
Pare de economizar felicidade
Seja grato pela vida
Compreenda a natureza do sofrimento
Deixe de ser egocêntrico
Supere o veneno do ciúme
Pare de ser pessimista
Faça diferença nesse mundo
Dê o seu melhor
Busque a felicidade
Resgate sua criança interior
Adote pequenas mudanças
Seja maduro
Saiba o que é maturidade emocional
Busque seus sonhos
Reflita sobre a vida
Abandone o orgulho
Descubra quem voce é
Faça reais escolhas na vida

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts