Carta para uma suicida – dia #9 [ser mãe]

Ser mãe

*Por Frederico Mattos

Mãe é um presente de Deus, é o que dizem. Mas ninguém nos avisou que presentes costumam vir com defeitos, talvez não de imediato, mas tem prazo de validade, como todos nós.

Essa ideia sobre ser mãe como sinônimo de angelitude parece uma coisa linda se olhada superficialmente, mas na prática é mais um peso do que uma benção para as mulheres e os filhos. Primeiro, imaginar que só a condição de mãe legitima uma mulher é muita crueldade pensar isso. Uma mulher é uma mulher independente de qualquer adjetivo ou função social que se queira atribuir a ela. Mulheres que não são mãos são tão dignas quanto outras que são.

O segundo peso é oprimir as mulheres para que elas não tenham o direito de sentirem emoções contraditórias, problemáticas, tolas ou até maldosas. Elas tem esse direito enquanto seres humanos, inclusive de lidar com as consequências disso.

Para os filhos isso é um mito que o perturba pela vida toda, afinal como seria possível questionar as próprias mães se elas são sempre empacotadas nesse manto de pureza? Mães são mulheres, com todas as suas belezas e bizarrices, que engravidaram. O amor delas não encobre nenhum equívoco, visão problemática ou perturbada. Elas podem ter raiva e descontar isso nos filhos em forma de educação. Portanto, é preciso desmistificar a pureza materna principalmente para que ela possa se tornar uma parceira adulta digna de amor e também de questionamento.

Um detalhe, mães também morrem. Algumas querem arrastar seus filhos para o túmulo e outras liberá-los para viver uma vida plena sem elas. É preciso entender qual dos dois tipos é a sua mãe…
_____

*Frederico Mattos, psicólogo clínico e escritor
Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094