Carta para uma suicida – dia #10 [ser pai]

Ser pai

*Por Frederico Mattos

O dia dos pais é sempre uma data menos festiva do que a das mães, parece que de modo geral as pessoas esperam pouca coisa dos homens-pais. E parece haver um elemento cruel no que se refere aos pais, não há meio termo, são inspiradores ou detestáveis.

Vou falar dos segundos, infelizmente mais abundantes que os primeiros.

As pessoas que não tiveram os pais por perto parecem ter uma certa idealização de como seria a vida com aquele homem em casa, cheio de sabedoria e amor. A verdade cruel é que a maior parte dos homens não é treinada a ser um pai afetuoso, presente ou sábio. Aliás, a maior parte dos homens é educada a ter uma moral duvidosa, daquela que promete uma coisa na frente e depois, por pura covardia, faz outra.

Aquele aconchego e proteção de pai vai dando lugar a um homem bravo, indisponível, emocionalmente instável quanto mais o tempo passa e novas responsabilidades surgem. Pai parece ser um bem que deprecia bruscamente com o tempo. Aí é preciso um jogo de cintura para entender essa mente impenetrável, quase oblíqua e assim resgatar aquele cara que já foi um menino dócil, afetivo, mas que pelo efeito rebote da vida se tornou um casca-grossa.

Quando se consegue aproximar desse cara parece ser um raio de alegria no meio da escuridão. Eu poderia dizer pessimistamente que se deve desistir de quebrar a casca, mas sou um sonhador nato. É preciso alternar temporadas de furadeira com outras de deixa quieto. Mas pelo bem da própria sanidade e vontade de conexão com o pai é preciso tentar. Na maior parte dos casos, lá na reta final, mais idoso, doente e enfraquecido o que estava resistindo a aparecer vem à tona. Nem todos têm a sorte de ver isso, mas quem chega lá pode se deliciar um pouco nos dias derradeiros…

_____
Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094