Carta para uma suicida – dia #23 [sobre traumas]

Sobre trauma

*Por Frederico Mattos

Ninguém pode medir o tamanho do trauma de uma pessoa. Nascemos vulneráveis e desprotegidos, a dor de existir nasce no corpo, somos frágeis e dependentes logo que nascemos. Depois vem a dor de sentir, experimentar as constradições e desejos frustrados da infância. Depois vem a dor de coexistir e descobrir as regras do jogo, onde podemos ou não nos meter, com quem podemos ou não contar. Depois vem a dor de amadurecer e saber que não somos super-heróis ou imbatíveis.

Cada transição com seus traumas, suas perdas, seus abusos e nós tentando sobreviver como podemos, contando com os recursos que nos cabem. O que é um alfinete para um é um trovão para o outro.

Lembro de ter meu primeiro trauma aos seis anos de idade, a imensidão de sentimentos conflitantes e problemáticos que surgiram disso me colocaram numa correnteza de dúvidas, incertezas, tristeza e impasses, guardei segredo, fiz de conta que não aconteceu. Aquilo doeu demais, rachou minha alma no meio. Sobrevivi como pude, depois pude compartilhar minha dor, aquilo foi abrindo as portas de uma libertação que eu não conhecia até então.

Descobri uma coisa, doer sozinho é ruim, com os outros é melhor, não há dor ou trauma que não possa ser cicatrizado quando contamos para alguém e com alguém. Quanto antes melhor, mas também tarde do que mais tarde, sempre é tempo de compartilhar.

Se você teve algum momento da vida, em que parecia tudo insuportável e essa dor de existir criou um eco interior, você pode parar isso. Pode deixar de repetir o mantra do sofrimento, se libertar, deixar a dor correr por você e ganhar sentido. O final da tragéria é sempre nós que damos, e para isso é preciso permitir que a alegria tenha lugar, mesmo que se ache numa vida miserável. Não há miséria que não possa melhorar…

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094